Ao fim dos campeonatos estaduais, poucos imaginaram que clubes cariocas estariam brigando pela liderança do Brasileirão a esta altura. Após a rodada deste domingo, com a vitória do Flamengo sobre o Santos, apenas duas equipes dividem a primeira colocação da competição: Fluminense e Botafogo.
O Tricolor, que segue com aproveitamento de 100% até aqui, passou pelo Brasiliense, em Taguatinga, e chegou aos 12 pontos. A vantagem mínima no placar – construída com gol de Lino, aos 11 minutos do primeiro tempo – persistiu até os 37 da etapa final, quando Tuta balançou as redes e matou o jogo. Rodrigo Tiuí ainda arrumou tempo, pouco antes dos acréscimos, para aumentar a vantagem do Flu e dar números finais ao encontro.
Já o Botafogo entrou em campo na noite de sábado, contra o Atlético Mineiro, no estádio Luso-Brasileiro, e derrotou os visitantes por 2 a 1. César Prates e Túlio abriram vantagem para os cariocas e viram Euller descontar para a equipe comandada por Tite. A equipe da Estrela Solitária volta a campo no sábado, diante do Goiás, no Serra Dourada.
Timão desencanta – Não foi a partida dos sonhos do técnico interino Márcio Bittencourt, mas o Corinthians finalmente venceu no Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo apático, a equipe partiu para cima do Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, neste domingo, e conseguiu a virada: 2 a 1.
E o triunfo teve a direta participação do comandante provisório. No intervalo da partida, com o placar adverso, ele pediu tranqüilidade aos jogadores e colocou o time no ataque, sacando o cabeça-de-área Wendel e promovendo a entrada do contestado centroavante Bobô.
Não demorou muito e a alteração deu resultado. Aos quatro minutos, Coelho colocou na cabeça de Bobô, que fuzilou no canto esquerdo de Diego. Pouco depois, o cruzamento veio da direita, dos pés de Carlos Alberto, e encontrou a cabeça de Marcelo Mattos, que deu números finais ao encontro.
A partir daí, o Atlético partiu para cima em busca do empate, mas esbarrou nas falhas nas conclusões de seus atacantes e na vontade demonstrada pelo Timão, que acordou para o Brasileirão às 17 horas deste domingo. “Vencemos a primeira. Tivemos muita raça no segundo tempo e conseguimos virar um jogo difícil”, afirmou Marcelo Mattos. Agora com quatro pontos, a equipe do Parque São Jorge ocupa a 17ª colocação, enquanto o Furacão segura a lanterna, ainda sem pontuar.
Palmeiras cai em casa – A quarta rodada não foi das mais felizes para o Palmeiras, que caiu diante do Paraná Clube em pleno Parque Antártica. Nem mesmo a estréia do meio-campista Marcinho resolveu os problemas do Alviverde e a equipe perdeu por 2 a 1. O próximo compromisso da equipe palmeirense está marcado para quarta-feira, contra o São Paulo, pela Copa Libertadores. Ao contrário dos rivais na competição continental, o Tricolor venceu no Brasileiro. No sábado, recebeu o Coritiba no Morumbi e fez 1 a 0.