O Fluminense não precisou fazer uma grande partida para derrotar o Brasiliense por 3 a 0, neste sábado, no Raulino de Oliveira, e assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro com 45 pontos ganhos.
O Tricolor carioca só pode ser superado pelo Santos que soma 43 pontos e enfrenta o Flamengo, neste domingo, na Vila Belmiro. Já o Brasiliense permanece na 18ª posição com 28 pontos e pode voltar à zona do rebaixamento se o rubronegro carioca derrotar o Peixe.
A vitória tricolor foi justa porque o Fluminense soube aproveitar a incompetência do Brasiliense para concluir. O Jacaré foi superior durante grande parte do jogo mas desperdiçou inúmeras chances para marcar e facilitou a tarefa do time das Laranjeiras. Tuta dois e Petkovic marcaram os gols do Fluminense que volta a jogar nesta quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, contra o Banfield, da Argentina. Já o Brasiliense receberá o Fortaleza na Boca do Jacaré, pelo Campeonato Brasileiro.
O primeiro tempo foi marcado pelo domínio do Brasiliense que surpreendeu o Fluminese com uma marcação perfeita. Sem Vampeta e Marcelinho, afastados pela diretoria, o Jacaré mostrou disposição desde o primeiro minuto e logo aos cinco minutos, Róbston assustou Kléber com um chute forte. No minuto seguinte, o atacante Oséas se machucou e Igor entrou em seu lugar.
A mudança não diminuiu o ritmo do Brasiliense enquanto o Fluminense não conseguia se encontrar, deixando espaços que eram aproveitados pela equipe visitante. Aos 14 minutos, Márcio Careca cruza, a bola passa em frente ao gol de Klénber e os atacantes chegam atrasados. No minuto seguinte, o goleiro tricolor evita o gol olímpico de Iranildo. Nem Petkovic conseguia dar jeito no time carioca e aos 21 minutos, Márcio Carioca perdeu uma chance incrível após passe perfeito de Iranildo.
O Flu só conseguiu ameaçar numa saída em falso do goleiro Eduardo que não foi aproveitada pelos atacantes. A partir dos 30 minutos, o Fluminense conseguiu equilibrar a partida mas o Brasiliense continuou perdendo oportunidades. Aos 34, Kléber mandou para o escanteio em chute de Márcio Careca.
Aos 36 minutos, Gabriel Santos derrubou Iranildo na área mas o árbitro ignorou o pênalti. Aos 40 minutos, Márcio Careca driblou Ígor e acertou o travessão de Kléber e no minuto seguinte, o Brasiliense perde Iranildo, contundido. O segundo golpe veio logo aos 43 minutos quando Gabriel recebeu na área e passou para Tuta marcar o primeiro gol.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com o meia Beto no lugar de Preto Csagrande, uma tentativa do técnico Abel de tornar a equipe mais agressiva. Logo aos dois minutos, o time carioca teve chance de ampliar numa falta bem cobrada por Petkovic e melhor defendida por Eduardo.
Passado, o susto o Brasiliense retomou o ritmo do primeiro tempo mas continuou perdendo oportunidades para marcar. Aos oito minutos, Joãozinho acertou a trave de Kléber e aos 12, Salvino entrou livre na área mas chutou por cima. O Fluminense não conseguia se organizar em campo e contava apenas com a infelicidade do Brasiliense nas conclusões para manter o resultado.
O time dirigido por Joel Santana tinha mais posse de bola e o Tricolor não conseguia parar o adversário. Só que a qualidade individual dos tricolores acabou decidindo a partida. Aos 22 minutos, Beto bate cruzado, a bola desvia na zaga, engana Eduardo e sobra para Juan, que ajeita para Tuta marcar seu segundo gol na partida. O Brasiliense perdeu todo o entusiasmo e acabou sofrendo o terceiro gol aos 26 minutos em belo lance de Petkovic que driblou dois marcadores e tocou na saída de Eduardo.
O terceiro gol tirou todo o ânimo do Brasiliense para continuar atacando e o Fluminense passou a gastar o tempo para evitar o desgaste já que o adversário se desinteressou da partida e não criava mais perigo para o goleiro Kléber.