Com um gol de Edson no segundo tempo, o Fluminense derrotou por 1 a 0 o Botafogo, neste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado fez os tricolores voltarem a ficar próximos do grupo de classificação para a Libertadores. Já os alvinegros seguem em crise, na zona de rebaixamento e cada mais perto da Série B de 2015.
Após um primeiro movimentado, mas com poucos lances de perigo, o Fluminense voltou melhor para a etapa final e marcou o gol da vitória com Edson. O volante aproveitou cruzamento para cabecear para a rede e dar os três pontos os tricolores.
Na próxima rodada, o Fluminense terá pela frente a Chapecoense, na quinta-feira, no Maracanã. Já o Botafogo encara o Figueirense, na quarta-feira, em São Januário.
O jogo
O clássico começou movimentado, com as duas equipes em busca do ataque. Só que foi o Botafogo que teve a primeira chance da partida aos sete minutos. Após cobrança de falta na área, Marcelo Mattos cabeceou com força, mas em cima de Diego Cavalieri, que espalmou para fora.
O lance assustou o Fluminense, que melhorou na partida. No entanto, os tricolores tinham dificuldade em penetrar na marcação alvinegra. Com isso, a equipe das Laranjeiras passaram a abusar dos cruzamento, sem sucesso. Nos contra-ataques, o Botafogo tentava avançar e teve grande chance aos 26 minutos. Carlos Alberto foi lançado e apareceu sozinho na frente de Diego Cavalieri. Só que o meia demorou para finalizar e viu zaga chegar para salvar os tricolores.
O Fluminense só criou sua primeira boa chance aos 34 minutos, quando Rafael Sóbis aproveitou bola rebatida para chutar cruzado e parar em boa defesa do goleiro Jefferson. Nos minutos finais, o duelo seguiu movimentado, mas sem lances de perigo. Assim, o clássico foi para on intervalo sem alteração no placar.
Assim como no primeiro tempo, o confronto começou movimentado na etapa final. O Botafogo teve a melhor chance em arrancada de Andreazzi, mas que o volante não soube aproveitar e acabou sendo desarmado pela zaga tricolor. A resposta do Fluminense veio em seguida, após cruzamento de Jean, que Fred escorou, mas para ninguém.
Melhor em campo, o Fluminense tinha mais posse de bola e quase abriu o placar aos 15 minutos, quando Conca cabeceou livre e viu Dankler salvou quase na linha do gol. O Botafogo respondeu aos 21, com Murilo. O atacante tentou encobrir Diego Cavalieri e quase marcou um golaço, mas a bola passou sobre o travessão.
De tanto insistir, os tricolores conseguiram fazer o gol aos 28 minutos. Em cruzamento para a área, Edson subiu mais que a zaga e cabeceou para a rede. Jefferson ainda encostou na bola, mas não impediu a abertura do marcador no Maracanã.
Mesmo depois do gol, o Fluminense seguiu melhor em campo. Somente nos minutos finais, na base do desespero, o Botafogo tentou esboçar uma pressão, mas incomodou o goleiro Diego Cavalieri. Assim, a torcida tricolor no Maracanã pode comemorar a vitória da equipe das Laranjeiras.