O Fluminense começou o Campeonato Brasileiro com o pé direito. Em partida disputada na noite deste sábado, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Joinville por 1 a 0, com gol marcado por Vinicius, aos 42 minutos do segundo tempo. O resultado premiou o melhor desempenho da equipe carioca, principalmente no primeiro tempo, quando criou várias chances para marcar.
O Joinville teve um jogador expulso no primeiro tempo, o volante Naldo, e lutou muito para segurar o empate, mas acabou sofrendo o gol que decretou a sua derrota.
Na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar o Atlético-MG, no Independência. O recém-promovido Joinville, por sua vez, vai receber o Palmeiras, na Arena JEC.
O jogo – Logo aos dois minutos, o meia Wellington Saci tentou encobrir Fred. O artilheiro tricolor desarmou o defensor, parte para a área e tentou surpreender o goleiro Oliveira que defendeu com alguma dificuldade. Dois minutos depois, após cruzamento de Gerson, o zagueiro Guti tentou salvar e quase marca contra, mas a bola sai para escanteio.
O Fluminense seguia pressionando em busca do primeiro gol e ,aos seis minutos, após tabela com Fred, Jean chutou forte para grande defesa de Oliveira. Na cobrança de escanteio, foi a vez de Edson cabecear com grande perigo.
A pressão do tricolor carioca era muito grande. Aos 15 minutos, após corta-luz executado por Fred, Kenedy mandou a bomba e a bola passou muito perto da trave defendida por Oliveira.
Aos 23 minutos, o volante Naldo que já tinha cartão amarelo, fez falta dura sobre Edson. Foi advertido com o segundo cartão amarelo e excluído da partida, deixando o Joinville com dez jogadores. Em superioridade numérica, a equipe carioca aumentou a pressão e o goleiro Oliveira voltou a brilhar, defendendo um chute de Jean no ângulo esquerdo.
Preocupado com a pressão tricolor, o técnico decidiu recompor o sistema defensivo da sua equipe e trocou o atacante Welinton Júnior pelo volante Anselmo. Logo depois, o time catarinense chegou, pela primeira vez, ao gol de Diego Cavalieri em cabeçada perigosa de Kempes.
O time dirigido por Ricardo Drubscky seguia mantendo a pressão e, aos 30 minutos, criou nova chance para marcar. Wellington Silva cruzou e o lateral-esquerdo Giovanni apareceu entre os zagueiros para testar e obrigar Oliveira, o destaque do Joinville, a outra grande defesa. O Fluminense tinha o controle total da partida, mas seguia desperdiçando chances, como aconteceu aos 41 minutos, quando Kenedy recebeu bom lançamento e chutou forte para nova defesa de Oliveira que espalmou para escanteio.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com o atacante Robert no lugar do volante Pierre, numa tentativa do técnico Ricardo Drubscky de tentar se aproveitar da vantagem numérica. O Joinville não tinha qualquer ambição ofensiva e sua única intenção era bloquear as investidas do time carioca. O Fluminense tinha mais posse de bola, mas ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, não conseguia criar condições para concluir.
O Tricolor carioca não repetia a atuação do primeiro tempo. Só aos 21 minutos é que incomodou o goleiro Oliveira com um chute forte de Jean. O goleiro da equipe catarinense espalmou para frente da área, mas os atacantes Fred e Robert não acompanharam a jogada. Dois minutos depois, foi a vez de Wagner bater e proporcionar outra boa defesa do goleiro do Joinville. O técnico do Fluminense tentou tornar o time ainda mais ofensivo, trocando o lateral-esquerdo Giovanni pelo meia Vinicius.
Aos 33 minutos, o artilheiro Fred provocou a frustração da torcida, ao tentar um voleio e furar, de forma bisonha. Quando a torcida já revelava sua insatisfação com o desempenho da equipe, o Fluminense marcou o gol da vitória, aos 42 minutos, em chute forte de Vinicius que não deu chances ao goleiro Oliveira, mandando a bola no canto direito e definindo o placar do jogo.