Em plena ascensão no Campeonato Brasileiro, o Fluminense não fez uma boa partida neste sábado, no Maracanã, mas jogou o suficiente para vencer o América de Natal por 2 a 0 e anotar o terceiro resultado positivo consecutivo na competição – antes, já havia vencido Sport e Atlético Paranaense, ambos pelo mesmo placar de 2 a 0. Além disso, o resultado positivo deixou o time das Laranjeiras ainda mais perto do G-4.
Agora, o Tricolor do Rio de Janeiro ocupa a quinta colocação, com os mesmo 40 pontos do Palmeiras, que ocupa a última vaga no G-4 e ainda enfrenta o Atlético Paranaense no domingo. Já o América segue na lanterna isolada da competição, com apenas 11 pontos em 25 jogos.
Embora o placar não indique isso, a partida no Maracanã começou movimentada. Tanto que logo aos dois minutos, Alex Dias invadiu pela direita e chutou com força, enviando a bola na trave direita do goleiro Sérvulo. Na seqüência, a bola ficou para a zaga potiguar, que afastou o perigo.
Porém, o ritmo do Fluminense não durou mais que 10 minutos e o jogo ficou morno. Com isso, o América passou a tocar melhor a bola e até conseguiu algumas chances de gol, mas não teve sucesso em nenhuma delas. O jogo, então, só voltou a empolgar no final do período.
Naquele momento, o Fluminense passou a pressionar mais e conseguiu levar perigo ao gol de Sérvulo. O arqueiro do América, aliás, mostrou qualidade nas defesas e foi o principal vilão dos donos da casa, que não conseguiram abrir o placar antes do intervalo.
No segundo tempo, porém, a defesa americana não resistiu à pressão tricolor e acabou cedendo aos 13 minutos. Após bola alçada na área pelo lado direito, o atacante Alex Dias subiu com a zaga e cabeceou a bola, que ainda bateu no travessão e no goleiro Sérvulo antes de entrar: 1 a 0.
A partir daí, o Fluminense se acertou e foi em busca de um placar mais elástico sobre o América. Marcando forte no meio-campo e tocando bem a bola, o time de Renato Gaúcho, que não dirige o time do banco de reservas por estar suspenso pelo STJD, conseguiu chegar ao segundo gol aos 38 minutos.
No lance, Thiago Neves arriscou um forte chute de fora da área e bateu o goleiro Sérvulo, que nem se arriscou a fazer a defesa. Com a vantagem, o Fluminense apenas administrou o resultado e esperou o apito final do árbitro para comemorar a terceira vitória consecutiva.
Na próxima rodada, o Fluminense terá pela frente o clássico com o Botafogo. A partida está marcada para o próximo domingo, dia 29, no estádio do Maracanã. No dia anterior, o América tem outro desafio fora de casa, desta vez no centro-oeste, contra o Goiás, no Serra Dourada.