O Fluminense estreia na Copa Libertadores nesta quarta-feira, quando recebe o Argentinos Juniors, às 22 horas (de Brasília), no Engenhão, em confronto válido pelo grupo 3 do torneio, que conta ainda com América do México e Nacional do Uruguai. A competição é tida como uma prioridade para o Tricolor, que foi finalista em 2008, sendo derrotado na decisão pela LDU, do Equador.
O campeão brasileiro, porém, entra em campo abalado pela derrota por 3 a 2 para o Botafogo, no fim de semana, pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O tropeço no clássico ainda custou à equipe a perda da invencibilidade na temporada.
O técnico Muricy Ramalho já tem a equipe definida, pois o zagueiro Leandro Euzébio, que se recupera de uma entorse no tornozelo direito, foi vetado. Com isso, André Luis será o companheiro de zaga de Gum. O volante Diguinho reaparece entre os titulares no posto do colombiano Valencia.
O desfalque principal fica por conta do atacante Fred, que cumpre suspensão devido a sua expulsão na final da Copa Sul-Americana de 2009, diante da LDU. Com isso, Rafael Moura será o único atacante, com uma trinca de meias formada por Souza, Darío Conca e Willians, a novidade entre os titulares, que barrou o recém-contratado Araújo.
Muricy Ramalho, técnico da equipe carioca, pediu aos seus jogadores o máximo de atenção diante do Argentinos Juniors, pois entende que o adversário vai jogar de maneira recuada, procurando explorar os erros do Tricolor.
"Nós não podemos cometer erros, pois teremos que atacar e buscar o resultado que nos interessa, mas sem ficarmos muito expostos. Sabemos que o nosso adversário vai jogar no nosso erro, pois tem no empate um resultado interessante, uma vez que ainda terá três jogos por fazer em sua casa. Não podemos dar armas para eles", alertou Muricy.
Os jogadores entenderam o recado e garantem que não faltará empenho e atenção contra o Argentinos Juniors. Eles, porém, esperam que a torcida possa ser um aliado importante nos jogos em casa dentro da competição.
"Nós não teremos o Maracanã, que é o nosso campo. Mas foi no Engenhão que conquistamos o título do Campeonato Brasileiro e que precisamos transformar em nosso território também na Copa Libertadores. O apoio da torcida passa então a ser fundamental e temos a certeza de que os torcedores farão uma grande festa, como sempre fazem quando são chamados a ajudar", convocou o lateral direito Mariano.
Para encorajar os torcedores a comparecer ao Engenhão, os atletas prometem que a derrota para o Botafogo já é coisa do passado e que o foco agora está todo voltado para a competição continental.
"Não vejo motivos para ficarmos abatidos com o que aconteceu ou para deixar que a derrota tenha interferência na estreia na Copa Libertadores. Acredito que fizemos um grande jogo contra o Botafogo, sofremos com uma arbitragem que complicou bastante, mas mostramos que poderíamos ter vencido. Agora temos que manter os olhos voltados para o Argentinos Juniors, pois essa partida se desenha muito complicada", explicou o goleiro Diego Cavalieri.
Pelo lado do Argentinos Juniors, o técnico Pedro Troglio acredita que sua equipe pode conquistar um resultado positivo no Engenhão, embora tenha pregado respeito ao Fluminense.
"Sabemos que o Fluminense tem um bom time, mas o nosso grupo tem potencial para conseguir um bom resultado e usar da melhor maneira possível as partidas que iremos realizar em nossa casa", comentou Troglio.
Para este jogo o treinador deverá manter a base que empatou sem gols com o Chacarita, em amistoso disputado na semana passada, uma vez que o Torneio Apertura da Argentina só se inicia na próxima sexta-feira. A única alteração fica por conta da ausência do meia Néstor Ortigoza, que não acertou a renovação de contrato e se transferiu para o San Lorenzo. Germán Basualdo deverá ser escolhido como o substituto.
O Argentinos Juniors já foi campeão da Copa Libertadores, fato que aconteceu na edição de 1985, quando os platinos derrotaram o América de Cali, da Colômbia, na grande decisão.