O Fluminense recebe o Náutico neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, de olho no confronto da próxima quarta-feira contra o São Paulo pela Copa Libertadores.
Tanto que o Tricolor carioca, que estreou empatando sem gols com o Atlético-MG em Belo Horizonte (MG), vai escalar um time reserva. Já o Timbu entra em campo embalado pela vitória de 2 a 1 sobre o Goiás e quer mais três pontos para seguir entre os primeiros colocados.
Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, deixou bem claro que vai exigir a conquista dos três pontos contra o Náutico, mesmo jogando com seus reservas. Para ele, o grupo do Tricolor foi montado para jogar várias competições e por isso tem que ser cobrado por bons resultados.
“O Fluminense não tem titulares e nem reservas e sim um grupo de profissionais preparados para entrar em campo e ajudar o clube a conquistar os resultados que foram programados. Vamos jogar em casa e no Brasileiro não se pode perder pontos como anfitrião”, analisou Renato. Para o comandante do Fluminense, sua equipe vai precisar ter paciência para conseguir chegar aos gols e ele pediu o apoio dos torcedores diante dos pernambucanos.
“A nossa torcida precisa comparecer e nos apoiar mesmo sabendo que não estarão em campo os atletas considerados titulares. Será um jogo de xadrez, pois nosso adversário está muito mais entrosado e esperando a hora certa para dar o bote. Somente com muita entrega e apoio vindo da arquibancada chegaremos aos três pontos”, disse Renato.
Para este jogo, o treinador vai manter a base que empatou na estréia. Com isso o único titular será o goleiro Fernando Henrique. O atacante Tartá, lesionado, abre vaga para Léo Itaperuna.
Pelo lado do Náutico, o técnico Roberto Fernandes evitou comentar o fato de o Fluminense mandar a campo um time recheado de reservas, pois considera que o grau de dificuldade pode ser ainda maior, já que os que entrarem tentarão mostrar serviço a Renato Gaúcho. O treinador do Timbu analisou a forma como a sua equipe deverá se comportar no Maracanã para voltar para Pernambuco com os três pontos.
“Temos que tentar impor o nosso ritmo de jogo, pois somos um time com características ofensivas e não podemos ficar na defesa, esperando o Fluminense atacar. Se buscarmos o gol desde o primeiro minuto, nosso adversário vai perceber que não poderá se expor tanto”, disse Fernandes.
Para esta partida, Roberto Fernandes faz mistério quanto à escalação que pretende usar. Ele vai esperar até o último minuto pela decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), já que o Náutico pediu liminar que permita ao lateral-direito Ruy entrar em campo.
O jogador foi suspenso por cinco jogos por causa de sua expulsão contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. Caso ele seja vetado, Nino Guerreiro e João Paulo disputam posição.
O meia Laborde, que foi mal na vitória sobre o Goiás, será barrado e, com isso, Elton e Roger brigam pela vaga. O volante Radamés não poderá atuar porque uma cláusula de seu contrato de empréstimo impede que ele enfrente o Fluminense, clube que possui seus direitos federativos. Paulo Almeida será mantido no setor.
Ficha Técnica
Fluminense x Náutico
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de maio de 2008 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Luiz Alberto Bites (GO)
Assistentes: Flávio Kanitz (GO) e Gelson Rodrigues (ES)
Fluminense: Fernando Henrique; Carlinhos, Anderson, Sandro e Dieguinho; Fabinho, Romeu, David e Marinho; Léo Itaperuna e Alan
Técnico: Renato Gaúcho
Náutico: Eduardo; Ruy (Nino Guerreiro ou João Paulo), Wagner, Everaldo e Tales; Elton (Roger), Ticão, Paulo Almeida e Geraldo; Warley e Felipe
Técnico: Roberto Fernandes