Classificado para a final da Libertadores, o Fluminense vai usar neste domingo a sua força máxima pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. A equipe carioca vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio no estádio Olímpico, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada da competição. Os donos da casa, que no último sábado sofreram diante do Vasco sua primeira derrota no torneio, tentam voltar ao G-4 (grupo de classificação para a próxima Libertadores).
Passadas quatro rodadas do Brasileirão, a equipe carioca se encontra na última colocação, com apenas um ponto, fato que não parece estar incomodando o técnico Renato Gaúcho, mais preocupado em conter a euforia de seu grupo pela inédita classificação para a final da Copa Libertadores, ocorrida na última quarta-feira.
Renato diz que a lanterna nesta arrancada no Brasileiro “não incomoda nem um pouco, até porque, tudo está acontecendo dentro do nosso planejamento”. O técnico sabe, entretanto, que somar pontos é importante para evitar complicações futuras e é exatamente por isso que apenas o lateral-esquerdo Júnior César será poupado, entrando em seu lugar Roger, que assim como o próprio Renato é um dos grandes heróis da história gremista e certamente será – mais uma vez – aplaudido pela torcida gremista neste domingo.
E assim como o time visitante, também o Grêmio terá apenas um desfalque nesta partida e esse é igualmente um lateral. Paulo Sérgio, que atua pelo lado direito do time, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e o jovem Felipe Mattioni será o substituto.
Com isso, a estrutura tática se mantém, mesmo que o meia Roger tenha reclamado durante esta semana que se sente sobrecarregado pelo fato de ser o único homem de criação no 3-5-2 do técnico Celso Roth. Apesar dos resmungos do atleta, o treinador nada muda. “Ele tem que ir para o sacrifício”, declarou Roth, como que admitindo que a estrela do time está sendo muito exigida.
O Grêmio terá, contra o Fluminense, o retorno do atacante Perea, que não atuou contra o Vasco no último final de semana porque servia a seleção da Colômbia. Ele fará dupla ofensiva com Reinaldo, novo titular, após ter ganhado a posição de Soares.
Grêmio
Victor; Léo, Pereira e Réver; Felipe Mattioni, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger e Hélder; Reinaldo e Perea
Técnico: Celso Roth
Fluminense
Fernando Henrique, Gabriel, Luiz Alberto, Thiago Silva e Roger; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Washington
Técnico: Renato Gaúcho
Data: 8/6/2008 (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Evandro Roman (Fifa/PR)
Assistentes: José Pontarolo e José Carlos Passos (PR)