O Fluminense foi a Florianópolis na noite deste domingo enfrentar a sensação Figueirense, e retorna com uma goleada de 4 a 0 na bagagem, com vaga garantida na Libertadores do ano que vem e ainda na disputa pelo título do Brasileirão de 2011.
A vitória, construída no segundo tempo com gols de Fred (3) e Marquinho, levou o Flu a 62 pontos, na terceira colocação, e a três pontos do Vasco, adversário do próximo domingo.
Já o Figueirense se manteve no G-5 com 57 pontos, mesmo número de Inter (6°) e Flamengo (7°), e enfrenta o líder Corinthians, também em casa, no próximo domingo.
O jogo – A partida começou com as duas equipes se estudando, mas o Figueira tinha a iniciativa e o Flu trocava passes no meio-campo. E assim foi o time da casa que teve a primeira oportunidade, aos 6 minutos. Bruno Vieira faz jogada pela ponta direita e cruza por baixo. Aloísio recebe no meio da área , dá um toque para frente mas cai na hora da conclusão e toca para fora na cara do gol.
Dois minutos depois, novamente o Figueira quase abriu o placar. Bruno Vieira avançou pela direita em velocidade e deixou Aloísio livre para dominar e perder gol incrível.
A primeira jogada de perigo do Tricolor carioca aconteceu aos 24 minutos. Bola cruzada na área pela esquerda, a defesa do Figueira afastou de cabeça, e Mariano aproveitou o rebeote para tentar o chute de longe. A bola desviou na marcação e saiu à direita de Wilson.
A resposta do Figueira veio três minutos depois. Elias cobrou falta da intermediária, a bola passou por todo mundo e quicou na frente de Cavalieri. O goleiro do Flu rebateu e Wellington Nem tentou concluir de voleio da linha da pequena área, mas a zaga cortou.
O jogo ficou mais intenso e o Flu chegou novamente com perigo aos 34. Sobis avançou pela direita no contra-ataque e cruzou na área. Marquinhos entrou em velocidade pelo meio e, de frente para o gol, concluiu de canela e manda para fora.
O Flu voltou a levar perigo antes do intervalo, em jogada de Rafael Sobis. O atacante se livrou dos zagueiros, mas ao chegar na frente de Wilson, chutou muito fraco.
Se o jogo já havia ficado mais disputado na segunda metade do primeiro tempo, no segundo esquentou de vez. Logo aos dois, Deco tocou para Marquinho na ponta esquerda, o meia achou Fred na entrada da área, e o artilheiro dominou e chutou cruzado de canhota para abrir placar no Orlando Scarpelli.
O Figueira corre atrás do prejuízo, e assustou aos 7, quando Diguinho tenta cortar na intermediária e entrega para Elias, que domina e arrisca de longe, mandando a bola raspando no travessão.
Mas noite era de Fred e do Fluminense. Aos 11, Carlinhos fez jogada pela ponta esquerda e cruzou. A zaga não cortou, Wilson saiu muito mal do gol, e Fred estava lá para mandar para às redes dentro da pequena área.
O segundo gol abalou o Figueirense, que se desarromou e passou a buscar o ataque sem a mesma organização em campo. Enquanto isso, o Flu administrava a vantagem e tentava os contra-ataques, e assim chegou ao terceiro gol.
Bola roubada na intermediária, Marquinho puxou o contra-ataque e enfiou para Fred na esquerda. O atacante entrou na área, tocou para Deco, que abriu na direita para Marquinho bater cruzado e vencer Wilson, concluindo lindo contragolpe.
E ainda houve tempo para mais um. Aos 41, Lanzini dominou na entrada da área e tocou por cima da zaga para achar Fred livre na marca do pênalti. O atacante só desviou com um toque e marcou seu terceiro gol na partida fechando a goleada.