O Fluminense retorna à final da Copa do Brasil depois de 13 anos. A equipe tricolor goleou nesta quarta-feira o Ceará, por 4 a 1, no estádio Castelão, e conseguiu a vaga na decisão depois de ter empatado por 2 a 2, em São Januário, na última semana.
Campeão brasileiro em 1984, o time carioca esteve na final da Copa do Brasil apenas em uma oportunidade, em 1992, quando foi batido pelo Internacional.
Na decisão, o Fluminense encarará o Paulista de Jundiaí, que surpreendeu o Cruzeiro. Essa é a sexta vez que um time carioca chega à final da Copa do Brasil, sendo a última em 2003, com o Flamengo.
O destaque da vitória da equipe do técnico Abel Braga foi o atacante Tuta, autor de dois gols. Os outros foram marcados por Diego e Rodrigo Tiuí.
Mesmo iniciando a partida com desvantagem, o Fluminense conseguiu desanimar os torcedores do Ceará nos primeiros minutos de partida.
Aos 15min, Leandro fez boa jogada pela direita e cruzou para a área, a zaga cearense falhou e a bola sobrou livre para Tuta marcar.
Três minutos depois, o Fluminense praticamente decidiu o duelo. Em nova jogada pela direita, o volante Diego aproveitou e bateu bem na saída do goleiro Adílson.
O Ceará esboçou uma pressão no início do segundo tempo. No entanto, o Fluminense aproveitou os contra-ataques e ampliou, aos 6min, com Rodrigo Tiuí, que recebeu ótimo lançamento e driblou o goleiro antes de marcar o terceiro.
Aproveitando o desespero do Ceará, o atacante Tuta marcou o seu segundo no jogo ao receber livre na área e bater com categoria na saída de Adílson.
A equipe do Ceará ainda conseguiu marcar um gol de honra, aos 21min. O experiente Camanducaia fez boa jogada individual e bateu forte de esquerda no ângulo de Kléber.