A torcida do Fluminense ouviu o apelo dos dirigentes e compareceu em bom número ao Maracanã, mas o incentivo da galera tricolor não foi suficiente. O Tricolor ficou no empate com o Internacional por 2 a 2, em partida disputada neste domingo, no Maracanã, e permanece cada vez mais perto da segunda divisão. Com o resultado, o Flu segue na lanterna do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos. Já o Inter passou a ocupar a terceira posição, com 49.
O destaque da partida foi o zagueiro Gum, que falhou nos dois gols do Inter, mas acabou marcando os dois da equipe carioca. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrentará o Goiás, no Serra Dourada, enquanto o Internacional vai encarar o Grêmio no clássico gaúcho.
O jogo: A partida começou com o Fluminense buscando o ataque, mas foi o Inter que assustou pela primeira vez, aos três minutos, em cabeçada de Fabiano Eller, após cobrança de escanteio. A resposta tricolor veio no minuto seguinte e foi dada por Alan, que evitou a marcação, mas chutou por cima.
O Tricolor pressionava e Alan recebeu de Fred para chutar. O goleiro Lauro deu rebote, mas João Paulo não conseguiu concluir. O time dirigido por Cuca trocava passes rápidos, com Fred atuando como pivô para servir aos seus companheiros. Já Conca ficou encarregado de dar velocidade às jogadas de ataque.
Aos oito minutos, Gum hesitou e Sandro ganhou a jogada, penetrou na área e chutou, mas Fred evitou o gol. A bola ainda sobrou para Alecsandro, mas o goleiro tricolor voltou a aparecer bem e evitou o gol da equipe gaúcha.
O Internacional abriu o marcador aos 13 minutos, quando Daniel foi lançado pela direita e cruzou. Alecsandro, livre de marcação, bateu rasteiro sem qualquer chance para o goleiro do Fluminense.
O Tricolor não perdeu o entusiasmo e seguiu em busca do gol do empate. Fred, aos 17, arriscou com perigo e, pouco depois, foi a vez de Alan, que fez o goleiro Lauro aparecer bem outra vez.
Em contra-ataque rápido, o Inter teve a chance de ampliar, quando Kléber arrancou pelo meio e rolou para D "Alessandro, que chutou cruzado para fora.
A torcida tricolor parou de incentivar e começou a vaiar alguns jogadores, principalmente os zagueiros Gum e Luiz Alberto. Aos 26 minutos, Digão tabelou com Fred e rolou para o atacante, mas Índio desviou na hora do chute. Na cobrança, Gum cabeceou e Lauro segurou com firmeza.
O Fluminense manteve a pressão e nem a interrupção determinada pelo árbitro aos 30 minutos para que os jogadores bebessem água por causa do forte calor diminuiu o ímpeto da equipe da casa.
De tanto insistir, o Fluminense chegou ao empate, aos 42 minutos. Conca cobrou falta pelo lado esquerdo e Gum subiu mais do que a defesa gaúcha para cabecear no ângulo direito do goleiro Lauro.
A pressão tricolor continuou e, na última jogada do primeiro tempo, Fred se livrou dos zagueiros e chutou com violência, mas a bola se chocou com o ferro que sustenta as redes.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e o Fluminense recomeçou a pressão em busca do segundo gol. Logo aos dois minutos, Gum tentou uma bicicleta e a bola sobrou para Alan, mas a defesa aliviou o perigo. No minuto seguinte, foi a vez de João Paulo ir ao fundo e cruzar para a entrada de Mariano, que chutou na rede pelo lado de fora.
Insatisfeito com o rendimento do seu time que estava acuado em campo, o técnico Mário Sérgio colocou Andrezinho e Marquinhos nos lugares de Sandro e D"Alessandro. O Tricolor das Laranjeiras seguia na pressão, mas o Inter teve uma ótima oportunidade aos 19 minutos, quando Alecsandro recebeu livre na área e tentou encobrir Rafael, mas jogou a bola nas mãos do goleiro tricolor. Aos 20, o Internacional desempatou. O jovem Marquinhos recebeu na intermediária, ajeitou e antes que a marcação encostasse chutou forte para marcar.
A torcida tricolor voltou a se irritar, vaiando os zagueiros Gum e Luiz Alberto cada vez que eles tocavam na bola. O Fluminense quase empatou, aos 24 minutos, quando Ruy teve duas chances dentro da pequena área para concluir, mas foi bloqueado nas duas oportunidades pelos zagueiros colorados.
Cuca perdeu a paciência com Fred e colocou Adeilson em seu lugar. Os tricolores passaram a cercar a área do Inter, que só se preocupava em manter o resultado. Revoltados, os torcedores do Fluminense se dividiam entre ofender jogadores e dirigentes, principalmente o presidente Roberto Horcades, que já havia sido alvo de uma manifestação antes da partida. Apenas o meia Conca tentava realizar algo de produtivo, correndo para levar a sua equipe à frente e recebendo o reconhecimento da torcida.
Quando a torcida já parecia conformada com a derrota, o Fluminense chegou ao empate aos 42 minutos, novamente através do zagueiro Gum, que recebeu de Adeilson, se livrou da marcação e bateu com categoria para empatar a partida.