Dois times entram em campo com o foco no G-4, que os classificaria para a próxima Copa Libertadores. Assim será o encontro entre Fluminense e Grêmio, que duelam nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Carioca vem de empate por 1 a 1 com o Flamengo e tem despencado na tabela de classificação. Com 36 pontos, aparece na sétima posição, pouco para quem já foi vice-líder. Embalado pelo triunfo por 1 a 0 sobre a Chapecoense, o time gaúcho tem crescido nas últimas semanas e já aparece na quinta posição, com 39 pontos, um a menos que o G-4. A partida desta quarta-feira é tratada como estratégica pelos dois lados.
“Será um jogo muito importante para a nossa equipe, pois vamos enfrentar um rival que tem grande qualidade e que disputa diretamente com a nossa equipe. Sei que não vamos encontrar facilidades, mas precisamos buscar o resultado positivo de qualquer maneira. Ganhando, vamos dar um salto estratégico dentro da competição, pois mesmo que os demais resultados não ajudem, vamos abrir vantagem em relação a um rival”, disse o goleiro gremista Marcelo Grohe. Pelo lado do Fluminense, o jogo também é considerado estratégico.
“Nós não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória. Com todo o respeito ao Grêmio, até o empate seria ruim, pois vamos jogar na nossa casa e os últimos resultados não foram os melhores”, analisou o lateral esquerdo Carlinhos.
O técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, segue a mesma linha de raciocínio e acredita que o futuro do Tricolor no Campeonato Brasileiro pode ser definido esta semana. Além do Grêmio, o time visita o São Paulo no próximo sábado.
“Nós empatamos com o Flamengo quando a vitória era o pensamento. Porém, tenho esperança de que vamos conseguir uma boa sequência, pois nosso time responde muito bem em jogos contra grandes rivais e teremos que medir forças com Grêmio e com o São Paulo na sequência. São grandes rivais, mas ao mesmo tempo são jogos que podem nos fazer ganhar um bom embalo na competição”, avaliou Cristóvão.
O Fluminense tem problemas para esse jogo, já que o volante colombiano Valencia e o meia argentino Darío Conca foram advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo e terão que cumprir suspensão. Assim, Rafinha assume a tarefa de auxiliar Jean na proteção aos zagueiros, já que Diguinho segue sofrendo com lesão na coxa esquerda, e Rafael Sobis ganha uma oportunidade entre os titulares. Na zaga, Henrique, com dores no joelho direito, será reavaliado e se não tiver condições de atuar, o jovem Marlon vai compor o setor com Elivélton.
Se o Fluminense aposta na motivação, o Grêmio vê o bom jogo coletivo como um trunfo importante neste confronto. O Tricolor gaúcho não leva gols há seis partidas neste Brasileirão.
“O jogo coletivo tem sido o ponto forte do Grêmio neste Campeonato Brasileiro e tenho batido muito nesta tecla. Apenas valorizando isso vamos conseguir obter bons resultados, como neste jogo contra o Fluminense, que será um dos mais complicados até aqui”, analisou Luiz Felipe Scolari, técnico do Grêmio.
O Grêmio trata a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. O Tricolor Gaúcho tem o objetivo de conquistar ao menos quatro pontos em sua viagem ao Rio de Janeiro, na qual terá ainda o Botafogo pela frente, no domingo. Uma derrota para o Flu, porém, fará a equipe de Luiz Felipe Scolari perder a posição para o próprio Tricolor Carioca.
Por isso, tudo o cuidado é pouco. Na manhã desta terça, Felipão fechou o último treino antes da partida desta quarta, no Maracanã. Na prática, a equipe tem duas dúvidas: Bressan e Werley disputam a vaga do suspenso Geromel e Riveros e Walace concorrem pela do também suspenso Matheus Biteco. Giuliano, com dores no púbis, está fora.
A parte do trabalho aberta à imprensa teve apenas o tradicional rachão. A equipe de Felipão entrará em campo defendendo uma invencibilidade de 20 jogos contra equipes cariocas e de sete jogos seguidos neste Brasileirão.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e os gremistas levaram a melhor, vencendo por 1 a 0, com um gol de Rodriguinho.