Fluminense e Grêmio protagonizaram um dos jogos mais emocionantes do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Depois de dominar o primeiro tempo e estar vencendo o jogo por 2 a 0 aos 22 da etapa final, o Tricolor gaúcho não só cedeu o empate mas deixou o adversário abrir 4 a 2. Antes do apito final, entretanto, a equipe da casa correu atrás do prejuízo e marcou duas vezes nos acréscimos. Placar final: 4 a 4.
O Grêmio dominou inteiramente o primeiro tempo da partida, mostrou bom volume de jogo e pressionou a equipe carioca durante os 45 minutos. O Fluminense apresentou-se lento e apático, com seus atacantes, Tuta e Cláudio Pitbull, em péssimo dia. O Tricolor carioca conseguiu apenas dois chutes a gol na etapa, o primeiro aos 36 minutos.
A primeira boa oportunidade gremista foi aos 9 mnutos. Ramón recebeu livre na direita da área e chutou na rede pelo lado de fora. Aos 15, novamente Ramón, que desta vez arrscou de fora da área, teve o chute desviado para córner. Na cobrança, o zagueiro argentino Maidana subiu sozinho e cabeceou rente à trave.
A pressão do Grêmio era forte, e aos 26 a bola sobrou para Rafinha na ponta esquerda. Ele levantou fechado no segundo pau e Ramón entrou sem marcação para testar para o fundo das redes e fazer 1 a 0. Os gaúchos não se acomodaram com a vantagem e seguiram atacando. Os escanteios se sucediam, e aos 31, Ramón cabeceia na trave.
O Flu chegou pela primeira vez com perigo aos 36. Petkovic lançou Tuta na área, mas, impedido, o atacante mandou para o fundo das redes. O árbitro anolou o gol e ainda deu amarelo para o atacante tricolor. O primeiro tempo terminou com o placar mínimo, e as maiores emoções do jogo estavam reservadas para a etapa complementar. No Flu, Oswaldo de Oliveira tirou o ineficiente Tuta e lançou Evando. A modificação deu mais movimentação ao time carioca que voltou mais aceso, ameaçando uma reação nos primeiros minutos.
Entretanto, o Grêmio voltou a se impor na partida e chegou ao segundo gol aos 22 minutos. Petkovic entregou de presente a bola no meio campo e puxou o contra-ataque gremista. Rafinha lançou Rômulo, que entrou livre na área e tocou no canto direito de Fernando Henrique.
O jogo começou a mudar aos 25. Pet cobrou escanteio pela direita do ataque, Gabriel Santos tocou de cabeça, Galatto não segurou e Evando mandou de virada para diminuir: 2 a 1. Na seqüência do lance, Tcheco reclamou com o árbitro e foi expulso, deixando a equipe da casa com dez homens em campo.
O gol e a vantagem numérica acordaram os cariocas, que partiram em busca do empate, que saiu em sete minutos. Pet cobrou escanteio direto para o gol, Galatto aceitou e com um gol olímpico o Flu deixa tudo igual no placar. Dois minutos depois, a virada. Beto penetrou pela direita e Marcelo entrou de peixinho para fazer 3 a 2 Flu.
E as emoções não pararam por aí. Aos 38 minutos, Jean, que não fazia muito havia entrado no lugar de Juliano, foi expulso, e o Flu também ficou com dez em campo. O Grêmio partiu com tudo para tentar o empate no final do jogo, mas foi punido aos 42 com mais um golaço de Petkovic. O sérvio recebeu de Beto e chutou de fora daárea no ângulo esquerdo de Galatto, que nada pôde fazer: 4 a 2.
Quando tudo pareceia definido e a torcida do Grêmio já deixava o estádio, Rafinha tocou para Herrera na meia lua, ele virou e chutou no canto esquerdo de Fernando Henrique para diminuir: 4 a 3.
Dois minutos depois, o que parecia impossível aconteceu. Rômulo empata para o Grêmio e deixa tudo igual no Olímpico. O empate deixou o Flu com 23 pontos, ainda entre os primeiros colocados no Brasileirão, já o Grêmio foi a 16 e perdeu a chance de um melhor resultado em casa, num confronto em que dominava amplamente e vencia por 2 a 0.
Na próxima rodada, as duas equipes voltam a campo no sábado, dia 22. Os gaúchos têm um difícil compromisso diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli, enquanto o Fluminense recebe o São Caetano, no Maracanã.