Fluminense e Grêmio fazem duelo de tricolores neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes buscam a reação após tropeços no meio de semana. O time das Laranjeiras perdeu o clássico carioca para o Vasco por 1 a 0, estacionou nos 34 pontos e está apenas dois acima da zona de rebaixamento. Já os gremistas foram surpreendidos em casa pelo Criciúma, caíram por 2 a 1 e, com 48 pontos, não conseguiram encurtar a distância para o líder Cruzeiro, que tem 11 tentos a mais.
Na verdade, ambos entendem que precisam ganhar urgentemente neste sábado para que seus objetivos não comecem a ficar mais complicados de serem alcançados.
"Temos que pensar em reagir o mais rapidamente possível, voltar a pontuar. Perdemos os dois últimos jogos em lances isolados, em que o adversário teve mérito de aproveitar para construir o resultado. Porém, não podemos mais deixar passar o tempo e temos que reagir logo. Do contrário vamos ter problemas na reta final", alertou o zagueiro Gum, do Fluminense.
O volante gremista Souza também fala em reação. "Infelizmente, o jogo contra o Criciúma não foi o resultado esperado e, portanto, precisamos reagir logo pois ainda temos muitos objetivos na temporada", disse Souza.
Na visão do zagueiro Rhodolfo, o jogo contra o Fluminense é uma grande oportunidade de o Grêmio recuperar, como visitante, os pontos perdidos no Olímpico para o Criciúma. "Perdemos um jogo que tínhamos a obrigação de ganhar e agora precisamos recuperar esses pontos. Para isso, temos que ganhar longe de Porto Alegre e a primeira oportunidade será este duelo contra o Fluminense. Sabemos que vamos enfrentar o atual campeão brasileiro, um adversário de ponta, mas temos que buscar a vitória", disse o defensor gremista.
Se o Grêmio pretende reagir como visitante, o Fluminense quer usar o fator campo para conquistar o triunfo. "O Fluminense precisa demais deste resultado e tem condições de conquistá-lo, pois mesmo quando perdeu essas partidas recentes jogou muito bem. Agora é o momento de jogarmos bem e ganharmos e espero que isso aconteça já contra o Grêmio", afirmou o volante Edinho, um dos líderes do elenco.
Para este compromisso, o Fluminense não poderá contar com o zagueiro Leandro Euzébio, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. A tendência é que Anderson seja o substituto. A boa notícia será o retorno do volante Rafinha, que estava suspenso contra o Vasco e reaparece no posto de Rhayner, que não foi bem no clássico. O goleiro Diego Cavalieri, que segue servindo à Seleção Brasileira em amistosos internacionais, permanece de fora, com Kléver sendo o goleiro mais uma vez.
Com 100% de aproveitamento contra cariocas neste Brasileirão (cinco jogos e cinco vitórias), o Grêmio vai ao Maracanã pensando nos três pontos para se reabilitar da surpreendente queda em casa, na última quarta, para o Criciúma. A equipe volta ao estádio da final da Copa de 2014 uma semana após ter conquistado um importante triunfo sobre o Botafogo, por 1 a 0, em disputa direta pela vice-liderança.
Diante do Tigre, o técnico Renato Gaúcho se viu forçado a mudar a equipe em seis posições devido ao fato de ter jogadores suspensos e convocados para a rodada das eliminatórias. Neste sábado, os quatro suspensos retornam: Kleber, Alex Telles, Bressan e Ramiro. Assim, a equipe deve passar do esquema 4-2-3-1 para o 3-5-2 novamente.
Existe apenas uma dúvida na escalação gremista: Adriano ou Elano. Se Renato optar pelo esquema com três volantes, o mais bem sucedido aplicado pelo Grêmio no campeonato até agora, é Adriano que jogará. Neste caso, ele atuaria na primeira função, passando Souza para segundo homem ao lado de Ramiro. No entanto, a boa atuação de Elano pode credenciá-lo a permanecer no time.
Ainda assim, a briga por posição pode não resumir apenas aos dois ex-santistas. O uruguaio Maxi Rodríguez, principal destaque na equipe, corre por fora. O lateral Wendell, outro que teve boa atuação contra o Criciúma, pode ser a surpresa, mas não como ala canhoto, já que Alex Telles volta ao time, mas sim no meio. Tudo porque Riveros, que está com a seleção paraguaia, atua pelo lado esquerdo na linha de volantes com Ramiro.
Na frente, Kleber, expulso diante do Botafogo, retorna para formar dupla com Barcos. O zagueiro Saimon é outro que deve voltar ao time. Ausente contra o Criciúma por opção de Renato, ele formará o trio de zagueiros ao lado de Rhodolfo e Bressan, já que Werley está suspenso. O goleiro Dida, com lesão no cotovelo, ficará realizando tratamento em Porto Alegre e dará lugar a Marcelo Grohe.