O estilo eficiente do técnico Muricy Ramalho já faz parte da rotina do Fluminense. Neste sábado, os cariocas foram mortais ao derrubar a invencibilidade de 25 partidas do Avaí no estádio da Ressacada. Em ataques objetivos com seus laterais, a equipe das Laranjeiras marcou 3 a 0.
Portanto, os alas Carlinhos e Mariano foram os destaques em campo e responsáveis pelos gols de Leandro Euzébio, Fred e Alan. Foi a quarta vitória seguida do Fluminense no Campeonato Brasileiro.
Na classificação, o Fluminense chega a 15 pontos e garante presença no G-4 durante o tempo de recesso do Campeonato Brasileiro – termina o sábado na vice-liderança, atrás apenas do Corinthians. O Avaí, por sua vez, permanece com oito pontos, longe das principais colocações.
No retorno do Brasileirão, o Fluminense vai atuar diante do Grêmio Prudente, no Maracanã, na quinta-feira, dia 15 de julho. Na véspera, o Avaí desafia o tradicional São Paulo, no Morumbi.
O Jogo – Em ascensão no Campeonato Brasileiro, o Fluminense não quis saber de ficar na defensiva diante da pressão do Avaí nos instantes iniciais. Com jogadas rápidas principalmente pelo setor esquerdo, os cariocas incomodavam a retaguarda do rival catarinense.
Na primeira oportunidade do Tricolor das Laranjeiras, surgiu o talento de Fred. Aos 11 minutos, o eficiente centroavante tabelou com Rodriguinho e mandou uma bomba: a bola explodiu no travessão.
O Avaí melhorou em campo no momento em que também passou a explorar as laterais. Aos 19 minutos, a cabeçada de Robert parou na defesa do goleiro Fernando Henrique. Pouco depois, o arremate de Marcos beliscou o poste.
A partir dos 30 minutos, a superioridade do Avaí ficou ainda mais evidente. Na base do abafa, os catarinenses pressionaram. Aos 38 minutos, Fernando Henrique precisou tirar um milagre da cartola no chute de Leonardo da entrada da área.
Pouco antes do intervalo, o Avaí foi castigado e levou o gol em uma jogada pela esquerda do Fluminense. Aos 43 minutos, Carlinhos avançou com liberdade e cruzou. A bola passou por toda a defesa e encontrou Leandro Euzébio, que dominou com estilo e fuzilou o goleiro Zé Carlos.
Para o segundo tempo, as duas equipes apostaram em substituições. No Avaí, Medina substituiu Marcos. No Fluminense, a novidade foi a presença de Alan no lugar de Rodriguinho. A equipe catarinense ameaçou uma nova pressão e outra vez sofreu com o contra-ataque carioca.
O segundo gol do Fluminense nasceu em uma nova jogada pela esquerda. Inspirado, Carlinhos caprichou no cruzamento e observou a cabeçada mortal de Fred. Desesperado, Zé Carlos tentou se jogar na bola, mas não conseguiu o milagre.
Batido e sem o técnico Péricles Chamusca, expulso por reclamação, o Avaí virou uma presa fácil. Aos 11 minutos, o Fluminense marcou o terceiro, desta vez pelo lado direito. Mariano fez a assistência para Alan completar de perna direita na pequena área.
No fim, o placar poderia ter sido maior. Aos 30 minutos, Alan recebeu passe de Fred, invadiu a área livre, mas não foi eficiente na finalização. Atento, Zé Carlos salvou o Avaí de um vexame maior.