O Fluminense derrotou o América-MG por 1 a 0, em partida disputada na manhã deste domingo, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O único gol da equipe das Laranjeiras foi marcado pelo atacante Henrique Dourado que quebrou o seu jejum com a camisa tricolor. O resultado fez o Fluminense chegar à nona posição do Campeonato Brasileiro com 28 pontos ganhos, ainda com um jogo a menos. O América segue na última colocação com 13 pontos ganhos.
O resultado refletiu o desempenho das duas equipes em campo. O time dirigido por Levir Culpi procurou a vitória desde o primeiro minuto, enquanto o América entrou com a intenção apenas de se defender e acabou castigado com o gol que garantiu a vitória do Tricolor carioca.
Na próxima rodada, o Fluminense vai enfrentar o Santa Cruz, no Arruda. O America vai encarar a Chapecoense, no Independência.
O jogo – O Fluminense começou a partida no ataque. Aos cinco minutos, Marcos Junior se livrou de dois marcadores e foi derrubado na entrada da área. Gustavo Scarpa bateu e a bola encobriu a barreira. Logo depois, Scarpa foi ao fundo e cruzou, mas Claudinei desviou para escanteio. O América não conseguia sair da defesa e se limitava a tentar bloquear as investidas da equipe carioca.
Gustavo Scarpa e Cícero se movimentavam por todo o campo, procurando espaços na defesa mineira, mas o América que mantinha apenas Michael no ataque, continuava fechando os caminhos do time tricolor.
Aos 16 minutos, Gustavo Scarpa foi lançado por Wellington e cruzou fechado, mas Claudinei desviou para escanteio. Na cobrança, a zaga aliviou o perigo. Logo depois, o lateral Wellington Silva deu um belo drible em Danilo Barcelos e cruzou para Henrique, mas a zaga salvou. A pressão do Fluminense continuou forte e a defesa se esforçava para impedir a conclusão dos atacantes cariocas.
Aos 23 minutos, Gustavo Scarpa recebeu antes da linha do meio de campo e tentou encobrir o goleiro João Ricardo, mas a bola saiu, dando um grande susto no goleiro americano e arrancando muitos aplausos da torcida tricolor.
Aos 27 minutos, Gustavo Scarpa cruzou e Henrique Dourado cabeceou, mas João Ricardo fez grande defesa. O rebote ficou com Marcos Junior que furou e perdeu a chance de colocar a bola nas redes.
O time dirigido por Levir Culpi seguia dominando completamente as ações, mas não conseguia criar condições para a conclusão por causa da boa marcação do América.
A primeira finalização do time visitante só aconteceu aos 36 minutos quando Juninho recebeu na esquerda e chutou, mas a bola passou bem longe do gol defendido por Diego Cavalieri. Aos 40 minutos, Jonas arriscou e obrigou Diego Cavalieri a fazer a primeira defesa.
Aos 43 minutos, Wellington recebeu lançamento e colocou a bola nas redes, mas a arbitragem, de forma equivocada, marcou impedimento do atacante.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Fluminense marcou o primeiro gol. William Matheus cruzou da esquerda e Henrique Dourado pegou de primeira para colocar a bola nas redes de João Ricardo. Foi o primeiro gol marcado pelo atacante com a camisa tricolor.
Sem alternativa, o América partiu para o ataque e aos sete minutos, Danilo Barcelos bateu falta, Diego Cavalieri desviou e mandou para escanteio, evitando o gol do empate. O goleiro tricolor voltou a aparecer bem em nova cobrança de Danilo Barcelos.
Aos nove minutos, Marcos Junior e Juninho se desentenderam após jogada dividida e foram advertidos com o cartão amarelo.
Aos 14 minutos, Henrique Dourado foi derrubado na entrada da área. Marcos Junior bateu e a bola ficou na barreira.
O jogo ficou muito truncado e só aos 25 minutos é que a torcida voltou a vibrar quando o zagueiro Renato Chaves subiu mais do que a zaga e cabeceou com grande perigo.
Aos 29 minutos, o Fluminense desperdiçou uma grande oportunidade de marcar o segundo gol. Wellington fez ótimo lançamento para Henrique Dourado que, diante do goleiro João Ricardo, chutou para fora.
Depois dos 30 minutos, o técnico Enderson Moreira decidiu dar mais força ofensiva ao time e trocou o meia Claudinei pelo atacante Danilo Dias. Logo depois o time mineiro criou uma boa chance em cobrança de escanteio de Danilo Barcelos que passou perto da trave defendida pelo goleiro Diego Cavalieri.
O Fluminense passou a tocar a bola nos minutos finais para administrar o resultado e conseguiu seu objetivo sem ser incomodado pelo adversário.