PUBLICIDADE

Flamengo vence Vasco na 1ª partida da final da Copa do Brasil

PUBLICIDADE

O Flamengo deu um grande passo rumo ao título da Copa do Brasil ao vencer o Vasco nesta quarta-feira por 2 a 0. O grande responsável pelo triunfo rubro-negro foi o atacante Obina, que saiu do banco para participar dos dois gols do time – marcou o primeiro e iniciou a jogada do segundo.
Com o resultado, o Flamengo volta a vencer o rival após três derrotas consecutivas, a última delas no domingo passado, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Essa é a terceira final de Copa do Brasil que o Flamengo disputa em quatro anos – em 2003 e 2004, foi derrotado por Cruzeiro e Santo André. Já o Vasco joga sua primeira decisão do torneio.

O técnico Ney Franco surpreendeu na escalação ao armar o Flamengo com três zagueiros, promovendo a entrada de Fernando no lugar do atacante Ramirez, deixando Luizão isolado na frente. Já Renato Gaúcho não fez nenhuma mudança na equipe considerada principal, trocando apenas o volante Ygor, suspenso, por Yves.

A nova formação deu uma posse de bola maior ao Flamengo no início da partida, mas o Vasco mostrava mais velocidade e mais perigo nos contra-ataques. As principais jogadas ofensivas dos vascaínos aconteciam pelo lado direito do ataque, sobretudo com Valdiram.

O time de Renato Gaúcho não demorou muito para exercer o domínio do jogo e obrigava a defesa adversária a matar as jogadas com faltas. O Rubro-Negro só equilibrou as ações do jogo a partir dos 20 minutos da etapa inicial. Até esse momento, porém, nenhuma das duas equipes havia chegado com perigo ao gol do adversário.

Com uma participação mais efetiva dos alas Leonardo Moura e Juan, o Flamengo passou a aparecer mais no ataque, mas continuava com enorme dificuldade de penetrar na bem postada zaga vascaína. Com isso, os flamenguistas passaram a arriscar nos cruzamentos na área e nos chutes de longe.

E o time de Ney Franco quase chegou ao gol em duas oportunidades. Aos 32 minutos, Juan foi à linha de fundo e cruzou para Luizão cabecear para o chão, mas Cássio fez boa defesa. No minuto seguinte, foi a vez do próprio Juan arriscar de fora da área e levar perigo à meta vascaína.

A partir de então, praticamente só deu Flamengo no ataque, principalmente nas jogadas pelos lados do campo e com bolas alçadas na áera. A defesa do Vasco, no entanto, conseguiu segurar a pressão e evitar que os flamenguistas concluíssem com precisão a gol.

O segundo tempo começou com o Vasco mais agressivo, mas o Flamengo mantinha maior posse de bola. Buscando uma maior presença do meio-campo vascaíno na partida, Aos dez minutos, Renato Gaúcho trocou Ramón, que não fazia uma boa partida, e colocou Abedi. Em seguida, Ney Franco abandonou o esquema com três zagueiros após a contusão de Renato Silva e colocou Obina.

A mudança no Flamengo surtiu efeito imediato. Aos 15 minutos, Obina pegou o rebote de uma cobrança de escanteio e acertou uma bomba no ângulo esquerdo do goleiro Cássio para abrir o placar no Maracanã.

Dois minutos depois, Obina acionou na direita o ala Leonardo Moura, que descolou ótimo cruzamento na área e encontrou Luizão no segundo pau. O centroavante apenas completou de cabeça e ampliou a vantagem flamenguista.

Os dois gols em um curto espaço de tempo mudaram a dinâmica da partida. O Vasco passou a se lançar à frente desesperadamente e permitia que o rival explorasse os contra-ataques. Aos 24, o time de São Januário quase diminuiu em cobrança de falta de Andrade, que acertou o travessão de Diego.

O técnico Ney Franco, então, reforçou a marcação no meio-campo com as entradas de Junior e Rodrigo Arroz nos lugares de Toró e Renato Augusto. Os vascaínos tentavam furar o bloqueio rubro-negro sem sucesso, enquanto os flamenguistas trataram de administrar o resultado, buscando apenas jogadas individuais no ataque.

A partida decisiva será disputada na próxima semana. Se o Vasco vencer por 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE