Graças ao oportunismo do atacante Hernane que marcou dois gols,ambos no primeiro tempo, o Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, depois de um jejum que durou quatro partidas. O rubro-negro da Gávea derrotou o Vitória por 2 a 1, em jogo disputado na noite desta quarta-feira, no Maracanã.
O resultado fez a equipe carioca chegar aos 22 pontos ganhos e pular para a 12ª posição, se afastando da zona de rebaixamento. O Vitória, agora sob a direção de Ney Franco, sofreu sua quarta derrota consecutiva, na competição. O time baiano segue com 23 pontos ganhos, na décima colocação.
O Flamengo mereceu o resultado por ter se mostrado mais objetivo durante a partida. E Hernane que voltou ao time titular,para substituir Marcelo Moreno, mostrou poder de conclusão e foi fundamental na reabilitação da equipe da Gávea. Mesmo com técnico novo, o Vitória voltou a apresentar os erros que tem caracterizado suas últimas atuações e quase não ameaçou a vitória do time carioca
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Cruzeiro, no Mineirão. O Vitória vai receber o Atlético-MG, no Barradão.
O jogo – O primeiro momento de perigo foi criado pelo Vitória, antes do primeiro minuto de partida. Maxi Biancucchi recebeu pela esquerda, passou por Chicão e cruzou para a área, mas Alemão não estava acompanhando a jogada e a defesa ficou com a bola. A resposta da equipe carioca foi bem mais efetiva. Rafinha descobriu Hernane na área e a conclusão do atacante deu grande trabalho ao goleiro Wilson que espalmou para escanteio. O time dirigido por Mano Menezes pressionava em busca do primeiro gol e o Vitória encontrava dificuldades para sair da marcação rubro-negra. Aos oito minutos, Rafinha recebeu bom passe de Elias e chutou, mas a bola foi desviada pela zaga baiana.
Aos 11 minutos, o time visitante criou uma boa oportunidade. Renato Cajá tabelou com Alemão, mas adiantou a bola na hora de finalizar e acabou sendo bloqueado pela zaga. O rebote caiu nos pés de Maxi Biacucchi que chutou, mas a bola não levou perigo. O Flamengo não se assustou e, dois minutos depois, Rafinha fez ótimo lançamento para Elias, mas o meia acabou desarmado por Michel na hora de concluir.
A equipe dirigida por Mano Menezes continuava com mais posse de bola e contava com uma boa atuação de Rafinha que se deslocava por todo o gramado, buscando abrir espaços na defesa baiana. Aos 19, novamente Rafinha apareceu com destaque. Ele tabelou com Hernane e tentou lançar Gabriel, mas a zaga baiana conseguiu aliviar o perigo. De tanto pressionar, o Flamengo acabou marcando o primeiro gol, aos 22 minutos. Elias fez um ótimo lançamento para Hernane que, de pé esquerdo, deslocou o goleiro Wilson e colocou a bolas no fundo das redes.
Depois de sofrer o gol, o Vitória tentou adiantar suas linhas, mas encontrava grande dificuldade em organizar jogadas ofensivas. No ataque, Biancucchi se movimentava bastante e era o único que incomodava os adversários.
Aos 33 minutos, Renato Cajá bateu escanteio, a defesa não conseguiu cortar, mas Luiz Alberto cabeceou para fora,sem levar perigo ao gol defendido por Felipe.
Sem conseguir criar condições de definir as jogadas, a equipe comandada por Ney Franco recorria aos chutes de longa distâncias, mas sem sucesso, como aconteceu aos 40 minutos com Luiz Alberto. O Flamengo só voltou a rondar a área do Vitória, aos 42 minutos. Hernane recebeu na esquerda e tentou cruzar para Rafinha, mas a zaga baiana cortou o passe e mandou para escanteio. Na cobrança, executada por Gabriel, Hernane subiu mais do que os zagueiros e testou para as redes de Wilson.
O Vitória voltou para o segundo tempo com maior disposição ofensiva. E antes do primeiro minuto, Maxi Biancucchi obrigou Felipe a fazer uma boa defesa. Os jogadores da equipe baiana tentavam mostrar que estavam dispostos a mudar a história da partida e o meia Renato Cajá acabou protagonista de um lance curioso, ao se chocar com o árbitro Luiz Flávio de Oliveira e quase jogá-lo ao chão,mas o juiz conseguiu evitar a queda. Com a vantagem de dois gols, o Flamengo se preocupava em administrar o resultado, se limitando a tocar a bola na intermediária e marcando as investidas do adversário para não correr grandes riscos.
Por causa da forte marcação, a partida ficou monótona, uma vez que o Vitória parecia não ter forças para mudar o destino da partida.
Só aos 15 minutos é que o Flamengo conseguiu chegar, com perigo, na área baiana. Hernane fez bom passe para Gabriel que finalizou para defesa segura de Wilson. Aos 17, Hernane teve uma boa chance para ampliar, mas cabeceou por cima do travessão.
O Vitória pressionava, mas não conseguia chegar ao gol de Felipe. Na única vez que isso aconteceu, aos 21 minutos, o árbitro invalidou a jogada. Ele alegou que não havia autorizado a cobrança de uma falta, decisão que irritou muito o time de Salvador.
Aos 28 minutos, após boa troca de passes, Dinei rolou a a bola para Maxi chutar forte e obrigar Felipe a se virar para evitar o primeiro gol da equipe baiana.
O Flamengo passou a se preocupar apenas em manter a vantagem, mas acabou sofrendo um gol, aos 46 minutos. O lateral-esquerdo Juan acertou um belo chute e definiu o placar da partida.