A torcida atendeu o apelo da diretoria e lotou o Engenhão, neste sábado, e não se arrependeu. O Flamengo venceu por 2 a 1 o Guarani e praticamente se livrou do risco de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com gols de Renato Abreu e Diego Maurício, o rubro-negro chegou a 43 pontos e abriu seis da degola faltando apenas duas rodadas para o fim da comeptição. Já o Bugre se complicou, segue com 37 e entre os quatro últimos.
A partida teve dois tempo distintos. O primeiro com muita emoção e bons lances, sendo que os três gols aconteceram nos 45 minutos iniciais. Na etapa final, o medo de levar o gol foi maior e as chances praticamente não existiram.
Na próxima rodada, o Flamengo vai receber o Cruzeiro, que briga pelo título, em Volta Redonda. Já o Guarani terá que vencer o Grêmio, que briga pela Libertadores, em Campinas. Os dos jogos serão no próximo domingo.
O jogo – Com o apoio da torcida, o Flamengo iniciou a partida com tudo e na primeira chance abriu o placar logo aos dois minutos. Após falta recebida por Diogo na entrada da área, o meia Renato Abreu cobrou com categoria no ângulo do gol do Guarani. O goleiro Emerson ainda tentou, mas não conseguiu chegar na bola para a alegria dos rubro-negros.
No entanto, o revés não intimidou o Guarani, que foi para frente em busca do empate. Aos quatro minutos, Diego Baoboza recebeu a bola e de fora da área quase acertou o ângulo do goleiro Marcelo Lomba. O time campineiro foi insistindo e chegou a igualdade no placar aos 12, também em cobrança de falta. O veterano Baiano arriscou de longe e Marcelo Lomba foi enganado pelo quique da bola, que foi para a rede rubro-negra.
O empate acendeu novamente o Flamengo, que voltou a ficar melhor na partida e passou a pressionar o Guarani. No entanto, os rubro-negros pecavam nas finalizações. Somente aos 31 minutos, os donos da casa teve boa chance de fazer o segundo. O lateral-direito Leonardo Moura foi lançado por Maldonado e ficou de frente para Emerson, mas o goleiro conseguiu a defesa no chute do jogador.
Só que dois minutos depois, o Flamengo chegou ao segundo gol. Após a zaga falhar, a bola sobrou para Diego Maurício, que havia entrado no lugar Deivid, lesionado. O rubro-negro acertou chute forte e contou com a colaboração de Emerson, que tentou advinhar aonde a bola iria e acabou indo para o lado errado.
Mesmo com avantagem no placar, os donos da casa não cometeram o mesmo erro do início do jogo e seguiram melhores em campo. Tanto que Renato Abreu quase fez o terceiro ao chutar forte, mas a bola passou perto do gol de Emerson. O Guarani ainda tentou equilibrar as ações, mas era facilmente detido pela zaga rubro-negra. Assim, o Flamengo conseguiu ir para o intervalo com a vantagem no marcador.
O segundo tempo começou com as duas equipes mais preocupadas em não deixar espaços em seu setores defensivos. Com isso, os lances de gol não aconteceram. O Guarani, por estar atrás no placar, ainda buscava mais o ataque, mas de forma tímida e não levava perigo para Marcelo Lomba. O Flamengo tentava administrar o jogo e passou a irritar a torcida.
Vendo os times produzindo pouco, os dois técnicos mexeram para buscar mais ofensividade. Somente depois das substituições, a partida melhorou, com os times chegando mais próximo do gol adversário. No entanto, ambos seguiam pecando nas finalizações. A primeira boa chance aconteceu somente aos 28 minutos, em seu primerio lance, Petkovic fez fila, mas adiantou a bola antes de chutar e viu o goleiro Emerson acabar com a jogada.
A resposta do Guarani veio aos 35 minutos. Baiano cobrou falta na área e o zagueiro Aílson cabeceou sozinho, mas para fora, desperdiçando a chance do empate. Nos minutos finais, os visitantes passaram a tentar pressionar em busca da igualdade e deram espaço para que o Flamengo pudesse chegar com perigo nos contra-ataques. No entanto, nenhuma das equipes foi eficiente e o resultado permaneceu o mesmo até o apito final do árbitro.