O Flamengo não encontrou qualquer dificuldade para derrotar o Salgueiro por 2 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Estádio Cornélio de Barros, pela segunda fase da Copa do Brasil. O resultado fez a equipe carioca eliminar o jogo da volta. Na próxima fase da competição nacional, a equipe rubro-negra terá pela frente o ganhador do duelo entre Náutico e o vencedor de Paraná x Jacuipense.
Foi uma vitória justa da equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo que mostrou ter esquecido o trauma causado pela polêmica derrota para o Vasco, nas semifinais do Campeonato Carioca. Mesmo jogando na casa do adversário, o rubro-negro carioca dominou inteiramente e poderia ter saído de campo com um resultado mais expressivo, tal a quantidade de oportunidades perdidas durante os 90 minutos. O time pernambucano não reeditou suas últimas atuações e não conseguiu atingir seu objetivo que era disputar a segunda partida, no Maracanã.
O jogo – Apoiado por grande torcida, o Flamengo começou a partida no ataque. E quase marcou aos seis minutos quando Everton recebeu bom passe de Gabriel e chutou fraco, mas a bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro Luciano, mas a bola saiu para escanteio. Três minutos depois foi a vez de Arthur Maia apanhar rebote de chute de Gabriel e bater, mas mandou para fora, sem perigo.
Só aos dez minutos é que o Salgueiro chegou na área carioca em conclusão de Rodolfo que foi bem defendida por Paulo Victor. A equipe rubro-negra ficava mais tempo com a bola, enquanto o Salgueiro mantinha uma postura defensiva e tentava chegar à área rubro-negra em lançamentos longos.
Aos 19 minutos, após tabela entre Marcelo Cirino e Everton, a bola ficou com Everton que escorregou na hora de chutar e desperdiçou a oportunidade. O Flamengo continuava melhor e, aos 24 minutos, o lateral Anderson Pico fez ótima jogada e chutou forte para grande defesa de Luciano. A bola sobrou para Cirino que estava impedido.
O jogo caiu de ritmo, mas a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo manteve o controle das ações. Aos 39 minutos, a equipe carioca marcou o primeiro gol. Arthur Maia investiu com a bola dominada, tabelou com Márcio Araújo e entrou na área para tocar na saída de Luciano. No último lance importante da primeira etapa, Jonas arriscou, de fora da área, e obrigou o goleiro Luciano a nova defesa difícil.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com muita disposição e, logo aos dois minutos, marcou o segundo gol. Anderson Pico fez ótimo lançamento para Marcelo Cirino que entrou na área e encobriu o goleiro Luciano.
O time carioca seguiu pressionando e Cirino quase ampliou aos cinco minutos. Marcelo Cirino dava muito trabalhos aos zagueiros pernambucanos e, aos oito minutos, quase marcou o terceiro gol, mas seu chute se chocou com a trave. A boa vantagem fez Vanderlei Luxemburgo promover a estreia do meia Almir, jogador que se destacou no Bangu, no último Campeonato Carioca. O Flamengo dominava inteiramente e Everton obrigou o goleiro Luciano, destaque da sua equipe, a fazer outra grande defesa.
Logo depois, o treinador rubro-negro colocou Alecsandro no ataque, numa tentativa de tentar marcar mais gols e não correr riscos.Aos 39 minutos, o Flamengo ficou reduzido a dez jogadores, após a expulsão de Gabriel que entrou de forma violenta sobre Kanu e recebeu cartão vermelho.
O Salgueiro ainda teve uma grande oportunidade para marcar e impedir a eliminação, mas Kanu desperdiçou uma chance incrível ao receber na área, e chutar para fora quando estava, livre, diante de Paulo Victor.