Se a posição dos times na tabela de classificação servir para apontar o favoritismo em um clássico, o favorito venceu o duelo entre Flamengo e Fluminense na noite deste domingo, no Maracanã. Adriano foi decisivo, e o Rubro-Negro ganhou por 2 a 0, chegando aos 41 pontos e entrando definitivamente na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores.
O Imperador marcou os dois gols de seu time e se isolou na corrida pela artilharia, agora com 15 tentos. Pior para o Tricolor, que segue a passos largos para a Série B, segurando a lanterna, com apenas 21 pontos. O jogo registrou a quebra de recorde de público da Série A, com 78.409 pagantes e 82.566 presentes.
O que se viu na maior parte do confronto aconteceu logo no início do primeiro tempo: o Flamengo com mais posse de bola e mais presente no campo de ataque, enquanto o Fluminense se mostrava mais recuado, tentando surpreender nos contra-ataques.
Logo aos quatro minutos de jogo o Flamengo teve uma grande oportunidade de abrir o marcador. Leonardo Moura lançou Zé Roberto, que invadiu a área pelo lado direito e chutou para grande defesa do goleiro Rafael. Na cobrança do escanteio, Denis Marques cabeceou para fora.
Com Zé Roberto e Adriano impondo correria para cima da defesa tricolor, quem destoava no ataque rubro-negro era Denis Marques, que errou quase tudo o que tentou, começou a ser vaiado e acabou substituído no intervalo. Porém ele não chegava a comprometer o desempenho do setor, que tentava muitas vezes criar as jogadas por conta própria, como aos nove minutos, quando Adriano chutou de fora da área e forçou Rafael a fazer difícil defesa.
O Fluminense estava tão recuado que só assustou pela primeira vez aos 24 minutos. Adeílson recebeu pelo lado esquerdo e cruzou. Alan, na corrida, chutou sobre o gol, desperdiçando grande oportunidade. O Flamengo respondeu aos 30 minutos, quando Petkovic cruzou e David escorou sobre o gol.
A última oportunidade do primeiro tempo aconteceu aos 36 minutos e foi do Fluminense. Adeílson recebeu novamente pelo lado esquerdo, aplicou um belo drible em Ronaldo Angelim e chutou para o goleiro Bruno fazer a sua primeira grande defesa do encontro.
Na volta para a segunda etapa, o Flamengo seguiu bem mais ofensivo e quase abriu o marcador aos dois minutos. Petkovic acionou Adriano, que chutou de dentro da área e o goleiro defendeu. Dois minutos depois, o árbitro Marcelo de Lima Henrique errou ao não marcar um pênalti de Bruno em Alan, quando o goleiro foi no corpo do rival em cobrança de falta.
Como não tinha nada a ver com a arbitragem, o Flamengo abriu o marcador aos sete minutos. Adriano recebeu de Zé Roberto, invadiu a área e chutou cruzado para vencer Rafael.
Pouco depois da comemoração do Flamengo, em meio à euforia da torcida rubro-negra, o Maracanã ficou em silêncio por alguns minutos. Isso porque Alan ficou desacordado após um choque com David e foi levado de ambulância para o hospital. Mas, segundo o departamento médico do Fluminense, nada de mais grave aconteceu.
Com o jogo recomeçado, aos 19 minutos o Flamengo ampliou. A zaga do Tricolor falhou e Leonardo Moura fez belo lançamento para Adriano, que chutou, já na área, para marcar seu 15º gol no Brasileirão.
Com a desvantagem o Fluminense ficou perdido em campo e por muito pouco não sofreu o terceiro gol aos 30 minutos, quando Zé Roberto recebeu na área e chutou para grande defesa do goleiro. sete minutos depois os flamenguistas chegaram a este gol, mas ele foi bem anulado pela arbitragem marcando impedimento de Willians, que completou chute cruzado de Adriano. Depois os rubro-negros tocaram a bola e conseguiram administrar a vantagem até o fim.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília). O Flamengo vai ao Estádio Barradão, em Salvador, medir forças com o Vitória. Já o Fluminense recebe o Corinthians no Maracanã.