O Flamengo ficou bem perto da classificação à fase semifinal da Taça Rio ao derrotar o Americano por 1 a 0, em jogo disputado na noite desta terça-feira, no Godofredo Cruz, em Campos, pela sétima rodada da competição. O Resultado levou o Flamengo a 16 pontos na liderança do Grupo B, praticamente garantido na próxima fase.
O único gol da partida foi marcado aos 42 minutos do segundo tempo através de Juan cobrando pênalti, cuja marcação foi bastante contestada pelo Americano. O time campista segue com oito pontos no Grupo A sem qualquer chance de brigar pela classificação.
Apesar da vitória, o Flamengo disputou uma partida muito irregular e chegou a ser vaiado pela torcida durante boa parte do segundo tempo por causa dos seus erros de finalização, principalmente por parte de Josiel. O Americano entrou para segurar o empate e até teve chances de surpreender o rubro-negro mas não soube aproveitar as raras oportunidades que apareceram.
Na próxima rodada o Flamengo enfrentará o Fluminense no Maracanã. Já o Americano vai visitar o Boavista.
O jogo – A partida começou dando a impressão de que seria emocionante com os dois times buscando o gol. O Americano deu o primeiro sinal de vida no ataque com um chute perigoso de Diego Salles aproveitando um rebote da defesa rubro-negra. O Flamengo tinha mais posse de bola mas não conseguia chegar com perigo na área da equipe campista. Aos seis minutos, Leonardo Moura cobrou falta e o goleiro Jéferson defendeu com segurança.
Depois dos dez minutos, o Flamengo passou a marcar a saída de bola do Americano e começou a dominar o jogo mas encontrou muita dificuldade para fazer a bola chegar ao atacante Josiel. O time da casa ainda tentou fugir ao bloqueio armado pelo rubro-negro e chegou a assustar aos 13 minutos em cobrança de escanteio de Ernani que quase surpreende o goleiro Bruno.
A partida ficou muito disputada no meio campo com as duas equipes recorrendo às faltas para interromper as jogadas da equipe adversária. O Flamengo continuava melhor mas não conseguia chegar de forma criativa à área da equipe campista. A partida truncada chegou a irritar a torcida, frustrada com a falta de emoção causada pela ausência de lances de área. No último minuto da primeira etapa, o árbitro marcou falta na entrada da área do Americano, o que causou muita reclamação por parte dos jogadores do time da casa mas a cobrança de Ibson não levou qualquer perigo ao goleiro Jéferson.
Os dois times voltaram sem mudanças e tiveram que encarar uma forte chuva que desabou sobre a cidade de Campos. O Flamengo tentou imprimir mais velocidade e logo aos três minutos, Éverton Silva penetrou pela direita mas foi travado na hora do chute. A resposta do Americano veio aos oito minutos em chute de Kieza que passou perto da trave direita, dando um grande susto no goleiro Bruno.
O Flamengo aumentou a pressão mas tinha contra sí a má atuação do lateral-esquerdo Juan que chegou a ser vaiado pela torcida depois de errar algumas jogadas. E Leonardo Moura se encarregou de despertar mais revolta dos torcedores ao perder gol feito aos 18 minutos.
O técnico Cuca decidiu mexer no time trocando o meia Kléberson pelo atacante Maxi, substituição mal recebida pela torcida mas que fez o time da Gávea passar a jogar um pouco melhor. Aos 27 minutos, o atacante Josiel foi lançado na área mas bateu cruzado para fora. Em dois lances seguidos, o atacante Josiel teve duas chances para marcar. No primeiro, ele obrigou o goleiro Jéferson a desviar para escanteio. No segundo, ele recebeu excelente passe de Leonardo Moura e chutou fraco nas mãos do goleiro campista.
Aos 35 minutos com o Flamengo todo no ataque, Cafezinho recebeu livre depois de um rápido contra-ataque e acabou chutando em cima de Bruno que desviou para escanteio. Na cobrança, Ernani quase surpreende o goleiro rubro-negro com um gol olímpico. Numa cartada final, o técnico Cuca sacou Erick Flores e Ibson para a entrada de Jônatas e Fierro.
Aos 40 minutos, Maxi tentou driblar Anderson, a bola bateu no braço do zagueiro e o árbitro marcou pênalti para revolta dos jogadores do Americano. Na cobrança, Juan bateu no centro do gol para definir o placar já que o Americano ainda teve uma chance em cobrança de falta de Ernani mas o goleiro Bruno praticou grande defesa no último lance da partida.