O Flamengo não repetiu as boas atuações da temporada e ficou no empate sem gols com o Madureira na tarde deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela penúltima rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.
Apesar do resultado, o Rubro-Negro chegou aos 16 pontos no Grupo A e garantiu matematicamente a classificação para as semifinais, mas perdeu a chance de assumir a liderança da chave, que continua com o Fluminense devido ao saldo de gols e os 100% de aproveitamento contra os times considerados pequenos. Melhor para o Tricolor suburbano, que poupou parte dos titulares pensando no confronto com o Juventude pela Copa do Brasil e, mesmo assim, chegou aos 23 pontos e garantiu vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.
O jogo – A partida começou com as duas equipes se estudando e debaixo de um forte calor. Além do sol, o grande número de passes errados dificultava muito que as jogadas acontecessem com objetividade. O reflexo disso é que o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 18 minutos e mesmo assim em uma jogada de bola parada. Renato Augusto cobrou falta, a bola quicou na área e quase enganou o goleiro Renan.
O camisa 1 do Madureira foi decisivo para salvar a sua equipe seis minutos depois, quando defendeu cabeçada à queima-roupa do argentino Maxi Biancucchi, que aproveitou cruzamento de Leonardo Moura pelo setor direito. Neste momento o Flamengo se soltou em campo e, aos 26 minutos, Juan quase marcou ao arriscar chute defendido por Renan. Três minutos depois o próprio lateral bateu falta na rede, só que do lado de fora.
Com a melhora do Rubro-Negro, o Madureira se encolheu em campo, procurando apenas se defender. Tanto que o Tricolor suburbano só arriscou com perigo aos 38 minutos, quando Milson Santos foi lançado em contra-ataque, mas chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro Bruno. No último lance de perigo do primeiro tempo, aos 40 minutos, Leonardo Moura cobrou escanteio e Fábio Luciano cabeceou para fora.
Para o segundo tempo o Flamengo voltou tentando impor um ritmo alucinante e logo aos três minutos teve grande chance de abrir o marcador. Ibson cruzou e Marcinho acertou o travessão. Mas nada comparável ao que aconteceu aos 11 minutos. Maxi cruzou com efeito, a bola tocou no travessão e Juan, sem goleiro, conseguiu completar sobre o gol.
Já o Madureira, que continuava com uma postura muito defensiva, pelo menos passou a assustar nos contra-ataques, como aos 14 minutos, quando Amaral chutou de fora da área e a bola foi para fora, assustando a Bruno. Aos 32 minutos uma excelente oportunidade para os flamenguistas. Leonardo Moura cruzou e Obina, livre de marcação, cabeceou para fora.
Nos minutos finais as duas equipes perderam boas chances. Aos 33 minutos, Douglas chutou de fora da área e assustou Bruno. Cinco minutos depois Juan recebeu na área e chutou para grande defesa de Renan. Depois disso o Madureira conseguiu administrar a vantagem até o fim.
O Flamengo volta a jogar no próximo domingo, o clássico contra o Vasco, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã. Já o Madureira, no mesmo horário e local, só que no sábado, encara o Fluminense. Antes disso porém o Tricolor suburbano jogará, em casa, na quarta-feira, contra o Juventude-RS, pela Copa do Brasil.