O Flamengo confirmou na noite dessa quarta-feira a renovação do empréstimo do meia Alan Patrick. O atleta, cujos direitos pertencem ao ucraniano Shakhtar Donetsk, ficará no Rubro-Negro por mais uma temporada. Aos 24 anos, o armador terá mais uma a oportunidade de trabalhar com Muricy Ramalho. O treinador estava à frente do Santos quando Alan Patrick participou da conquista da Copa Libertadores de 2011.
O meia fez 28 jogos pelo Flamengo e anotou sete gols. Ele viveu momentos conturbados nesse ano após ter participado de uma festa com outros jogadores do elenco rubro-negro. O atleta, acompanhado do lateral direito Pará, do meia Everton e dos atacantes Paulinho e Marcelo Cirino, teve imagens vazadas numa celebração depois de ter treinado com a equipe. O grupo envolvido no incidente ficou conhecido entre a torcida como “Bonde da Stella”.
Após ser afastado com os demais atletas, Alan Patrick voltou a time titular na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e marcou dois gols na vitória do Flamengo sobre o Goias, no Maracanã. Ele vinha sofrendo com as vaias durante todo o jogo e se emocionou na comemoração de um dos gols. No dia 6 de dezembro, depois da derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, na última rodada do Nacional, o meia quase sofreu uma agressão de um torcedor flamenguista. O suspeito foi detido após tentar acertar um soco no jogador.
Alan Patrick começou o ano defendendo o Palmeiras. Ele não recebeu muitas chances na equipe titular e resolveu se transferir para o Flamengo após Oswaldo de Oliveira assumir a equipe. Foi por intermédio do próprio treinador que o atleta havia sido contratado pelo Verdão.