O Flamengo anunciou oficialmente a contratação do meia Ronaldinho Gaúcho até 2014, após uma reunião no final da noite desta segunda-feira no Rio de Janeiro. A festa da torcida rubro-negra com direito a bandeiras tremulando em volta do hotel foi o último capítulo de uma longa novela, com todas as reviravoltas, paixões e relações de amor e ódio inerentes ao gênero.
O site oficial do Rubro-negro já confirmou a contratação do jogador, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2005, e até saiu do ar após um fluxo muito grande de visitas de internautas. A presidente do clube Patrícia Amorim deve dar uma entrevista para explicar mais detalhes do contrato.
Apesar da fama mundial adquirida, Ronaldinho não vem mostrando um desempenho de alto nível desde 2006, quando não foi bem na Copa do Mundo da Alemanha e fracassou com a seleção brasileira naquele ano. Seu desafio é recuperar o prestígio e o bom futebol.
De volta ao Brasil após quase dez anos jogando na Europa, ele espera recuperar a alegria e também um lugar cativo na seleção brasileira. Antes de assinar contrato com o Rubro-negro carioca, o jogador e seu irmão receberam críticas pela maneira como conduziram as negociações com alguns clubes grandes brasileiros.
O leilão realizado pelos irmãos Assis gerou revolta na torcida do Grêmio, clube que o revelou. A diretoria do Palmeiras também se irritou devido à forma volúvel com que o craque decidiu seu futuro.
Na Gávea, ele reencontrará Vanderlei Luxemburgo, técnico que lhe deu a chance de se destacar com a camisa da seleção brasileira, na Copa América de 1999. Porém, frustrou o desejo do palmeirense Luiz Felipe Scolari, treinador com o qual conquistou a Copa do Mundo de 2002.