O Flamengo não fez uma grande partida, mas jogou o suficiente para vencer por 1 a 0 o Atlético-GO, neste domingo, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. Com um gol de Petkovic, de pênalti, ainda no primeiro tempo, os cariocas chegaram a 12 pontos e entraram na briga do G-4 da competição.
Com a vitória, o Flamengo manteve os 100% de aproveitamento após a volta do Brasileiro. Já o Atlético-GO segue em crise, na lanterna do campeonato, com apenas seis pontos. Na próxima rodada, os cariocas vão encarar o Avaí, no Rio de Janeiro, na quarta-feira. No mesmo dia, os goianos terão pela frente o Corinthians, em casa.
O jogo: A partida começou movimentada, com as duas equipes mais na base da correria do que na técnica. Tanto que as primeiras boas chances de gol aconteceram após cobranças de falta. Logo aos três minutos, Petkovic cobrou falta por baixo da barreira, que pulou, mas o goleiro Márcio estava atento e fez a defesa. No minuto seguinte, o Atlético-GO assustou após cobrança de Robston que Juan tirou o perigo.
Com bola rolando, o Atlético-GO chegou com perigo em um lance inusitado. O lateral-direito Dida tentou cruzar para a área e a bola foi em direção ao gol. No entanto, Marcelo Lomba estava bem posicionado e espalmou para longe. O lance animou os goianos, que passaram a dominar as ações e pressionar os cariocas, só que sem criar boas jogadas.
Aos poucos, o Flamengo foi equilibrando o jogo e passou a controlar a posse de bola. Com isso, obrigou o Atlético-GO a recuar. Os cariocas tiveram boa chance aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada e sobrou para o zagueiro Welinton, que pegou de primeira, mas fraco. O goleiro Márcio não teve trabalho para defender. Dois minutos depois, Petkovic chutou da entrada da área e a bola passou por cima do gol assustando os goianos.
A resposta do Atlético-GO veio aos 21 minutos. Robston cobrou falta com força e obrigou o goleiro Marcelo Lomba a voar e espalmar para escanteio. No entanto, o Flamengo seguia mais organizado e em um contra-ataque quase abriu o placar no minuto seguinte. Vinícius Pacheco cruzou pela direita e o lateral-esquerdo Juan chegou de surpresa para cabecear. No entanto, o carioca colocou a bola por cima do gol desperdiçando a melhor chance do jogo até o momento.
O Atlético-GO conseguiu equilibrar novamente a partida, que passou a ficar muito movimentada, com as duas equipes buscando o ataque. Na melhor chance, aos 30 minutos, Rodrigo Tiuí recebeu na área, girou e chutou, mas em cima de Marcelo Lomba. A resposta do Flamengo veio com um pênalti aos 35 minutos. O atacante Diego Maurício fez boa jogada individual e foi derrubado por Gilson na área. Na cobrança, Petkovic bateu com categoria deslocando Márcio e colocando a bola no canto esquerdo para abrir o placar.
O gol fez com que o Atlético-GO acordasse e fosse em busca do empate nos minutos finais. Os goianos passaram a pressionar os cariocas, que conseguiram segurar a vitória até o intervalo.
A etapa final começou com o Atlético-Go tentou impor uma pressão para tentar o empate logo nos primeiros minutos. No entanto, quem quase marcou foi o Flamengo aos três minutos. Welinton cruzou pela esquerda, o zagueiro Welton Felipe tentou desviar, mas quase fez contra. Para sua sorte, o goleiro Márcio impediu o segundo gol carioca.
O jogo seguiu da mesma forma, com o Atlético-GO buscando o empate e o Flamengo tentando explorar os contra-ataques. No entanto, os goianos erravam muito no meio-de-campo e não conseguiam armar boas jogadas. Já os cariocas pouco avançavam e quando o faziam desperdiçavam muitos passes.
Somente aos 21 minutos o Atlético-GO chegou com perigo. Pedro Paulo fez boa joagda pela direita e chutou cruzado. Marcelo Lomba se esticou todo e espalmou. A bola sobrou para Elias, que finalizou, mas o lateral-direito Leonardo Moura se jogou para desviá-la.
Depois do lance, a partida voltou a ficar concentrada na intermediária do ataque do Atlético-GO. Os donos da casa voltaram a criar boa chance aos 34 minutos quando Anaílson fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Juninho. Só que o atacante colocou por cima do gol de Marcelo Lomba.
Nos minutos finais, os goianos foram na base do desespero em busca do empate e passou a abrir espaços para os contra-ataques do Flamengo. Com isso, a bola praticamente não parava no meio-de-campo. O Atlético-GO seguiu tentando e teve a última chance aos 43 minutos. Anaílson cruzou rasteiro para Juninho, que chutou, mas a bola desviou em Ronaldo Angelim e saiu pela linha de fundo. Assim, os donos da casa tiveram que sair do Serra Dourada com a derrota.