O Flamengo entra em campo neste domingo, no Engenhão, contra o Atlético-GO, com a obrigação da vitória. Os três pontos em casa são primordiais para a permanência do técnico Joel Santana, que conviveu esta semana com os rumores de sua demissão. No entanto, o adversário, mesmo sendo o lanterna do Campeonato Brasileiro, goleou os donos da casa na temporada passada no Rio de Janeiro (RJ) e acabou com a invencibilidade no ano da equipe, então comandada por Vanderlei Luxemburgo.
Mesmo pressionado, o técnico Joel Santana comandou normalmente os treinos durante a semana. O comandante manteve a base da equipe que vem atuando e promoveu o retorno de Diego Maurício ao ataque ao lado de Vagner Love. Com isto, Hernane volta para o banco de reservas. Outra mudança é a entrada do volante Amaral no lugar do suspenso Aírton. Joel ressaltou que a equipe carioca só foi derrotada uma vez no Campeonato Brasileiro e criticou a cobrança exagerada que vem sofrendo.
"Outros times estão perdendo e isto é normal em um campeonato difícil como o Brasileiro. Mas não vejo em cima de outros times a cobrança que fazem aqui. Nós perdemos para o Grêmio, a primeira derrota do Flamengo no campeonato, e parece que o mundo acabou. É claro que eu não estou feliz em estar na nona posição na tabela, mas estamos trabalhando para mudar isto, e vamos mudar", disse.
Sobre o pensamento de revanche da goleada sofrida na temporada passada, o meia Renato Abreu rechaçou tal sentimento e afirmou que o momento das duas equipes é outro e a vitória é uma necessidade para ambos. "Não tem clima de revanche contra o Atlético-GO, até porque o momento é diferente. São outros jogadores, outro ano e outra tabela, mas futebol é resolvido dentro de campo", declarou.
Pelo lado do Atlético-GO, o técnico Hélio dos Anjos não escondeu a escalação. No entanto, deixou uma interrogação no ar: Fernando Bob ou Ernandes, com vantagem para o primeiro. Só que no treino de sexta-feira, Joílson sentiu a coxa e virou dúvida para o confronto. Caso seja vetado, Ernandes vai ganhar a vaga entre os titulares.
O resultado do ano passado no Engenhão serve de motivação para os goianos, que esperam poder conquistar o primeiro triunfo no Nacional. Para o volante Pituca, os visitantes precisam ter a mesma atitude para sair do Rio de Janeiro com os três pontos. "Vamos fazer de tudo para que isso aconteça novamente. No momento difícil em que estamos é importante relembrar as coisas boas que fizemos", comentou.
Já o volante Fernando Bob destacou que o Atlético-GO precisa atuar com cuidado. O jogador, que já encontrou o Flamengo muitas vezes quando vestia a camisa do Fluminense, destacou que o elenco carioca tem jogadores de qualidade que podem definir uma partida em um lance.
"Temos que entrar com muita cautela e precaução. Eles vão jogar em casa e isto, para uma equipe como o Flamengo, pesa muito. Além disto, eles têm um elenco muito bom, com jogadores de bastante qualidade", finalizou.