O Flamengo deu mais um passo rumo as oitavas de final da Libertadores ao golear por 6 a 1 o San José-BOL, nesta quarta-feira, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a nove pontos e se igualaram ao Peñarol-URU na liderança do grupo D, mas ficam à frente no saldo de gols. Já os bolivianos, com apenas um ponto, estão eliminados.
Os donos da casa abriram o placar logo aos dois minutos, com Diego. Dois minutos depois, o zagueiro Toco foi expulso e deixou o San José com um jogador a menos. Mesmo assim, os bolivianos empataram com Saucedo. Ainda na etapa inicial, Éverton Ribeiro fez o segundo dos cariocas. No segundo tempo, Arrascaeta marcou o terceiro, Éverton Ribeiro fez o quarto, Vitinho, o quinto, e Pará fechou a goleada.
Na próxima rodada, o Flamengo vai até Quito para encarar a LDU-EQU, no dia 24. No mesmo dia, o San José recebe o Peñarol, na Bolívia.
O jogo – O Flamengo começou com tudo e já assustou logo com um minuto. Arrascaeta recebeu passe de Éverton Ribeiro e chutou para boa defesa do goleiro Lampe. Só que aos dois, os rubro-negros abriram o placar no Maracanã. Após cobrança de escanteio, Bruno Henrique desviou a bola chegou em Diego que mandou para a rede e contou com a falha do arqueiro boliviano.
Para melhorar a situação dos donos da casa, o San Jose ficou com um a menos um minuto depois do revés. Toco fez falta em Bruno Henrique e recebeu o cartão vermelho direto. O Flamengo seguiu dominando o confronto e chegou com perigo aos seis minutos. Arrascaeta cobrou falta e obrigou Lampe a grande defesa.
Só que na primeira chegada ao ataque, o San Jose surpreendeu e empatou a partida. Sanguinetti finalizou para grande defesa de Diego Alves. Saucedo pegou o rebote e mandou para a rede.
Os flamenguistas sentiram o gol e demoraram a reagir no jogo. Somente aos 24 minutos, Diego finalizou para boa defesa de Lampe. No minuto seguinte, foi a vez de Éverton Ribeiro desperdiçar boa chance. De tanto insistir, os donos da casa chegaram ao gol aos 30 minutos. Bruno Henrique tocou para Éverton Ribeiro na área e o meia mandou para a rede na saída do goleiro.
Com a vantagem no placar, o Flamengo se tranquilizou e passou a controlar o confronto. Os rubro-negros desperdiçaram mais duas oportunidades, com Arrascaeta e, depois, com Bruno Henrique, que mandou a bola para fora mesmo sem goleiro.
Nos minutos finais, o San Jose voltou a assustar em chute de Ramallo. Diego Alves fez a defesa e Saucedo, em impedimento, mandou para a fora no rebote. O Flamengo segurou a vantagem até o intervalo, mas foi para o vestiário vaiado pela torcida no Maracanã.
No segundo tempo, o Flamengo voltou em busca do gol e rondou a área do San Jose até os 11 minutos. Arrascaeta recebeu belo cruzamento, dominou no peito e chutou sem chance para Lampe.
O San José não se intimidou e quase fez o segundo aos 14 minutos, com Didi Torrico, mas Diego Alves estava atento para fazer a defesa. O Flamengo respondeu aos 19, com Diego. O meia fez grande jogada, mas finalizou para fora. Depois, foi a vez de Rodrigo Caio cabecear no travessão.
Com os bolivianos sem qualquer poder de reação, os donos da casa seguiram no ataque e chegaram ao quarto gol aos 34 minutos. Pará chegou na linha de fundo e tocou para Éverton Ribeiro mandar para a rede.
O Flamengo não diminuiu o ritmo e ampliou aos 38 minutos. Willian Arão foi puxado na área e o árbitro marcou pênalti. Vitinho cobrou com categoria para marcar o quinto no Maracanã.
Nos minutos finais, os cariocas diminuíram o ritmo, mas ainda marcaram o sexto gol aos 42 minutos. Pará recebeu passe na área e tentou o cruzamento, mas viu a bola bater em Gutiérrez e ir para a rede e dar números finais no Maracanã.