O Flamengo segue na briga para conquistar o seu quarto título da Copa do Brasil. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã, a equipe rubro-negra derrotou o América-RN, por 1 a 0, com gol de Gabriel, e se classificou para as semifinais da competição nacional . No jogo de ida, em Natal, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo havia vencido por 1 a 0. Agora, o Flamengo vai enfrentar o Atlético-MG, que despachou o Corinthians.
A equipe carioca demorou a engrenar na partida, o que só aconteceu no segundo tempo, quando Vanderlei Luxemburgo tornou a equipe mais ofensiva. Mesmo precisando de um resultado positivo para se classificar, o América entrou em campo com o objetivo de se defender e quase não ameaçou o gol defendido por Paulo Victor.
O Jogo – Como era de se esperar, o Flamengo começou a partida no ataque. Aos quatro minutos, Everton arriscou,da entrada da área, e a bola bateu na zaga americana. O time visitante se mostrava tímido e quase não chegava no campo adversário. Sem muito espaço para penetrar, o Flamengo preferia manter a posse de bola, trocando passes enquanto esperava uma boa oportunidade de concluir.
Aos 13 minutos, Alecsandro recebeu na lateral e cruzou para a penetração de Eduardo da Silva,mas a zaga americana desviou para escanteio. Dois minutos depois, Everton voltou a experimentar,mas não levou perigo para o gol defendido por Andrey. Só aos 16 minutos é que o América chegou na área carioca. Paulinho chutou,mas a bola saiu.
O Flamengo seguia com o controle da partida,mas não mostrava ansiedade para definir as jogadas. O time da Gávea preferia manter a posse de bola para evitar contra ataques do adversário. Por volta dos 30 minutos, a partida continuava morna, sem que os goleiros das duas equipes fossem exigidos.Aos 32 minutos, após cobrança de escanteio, o Marcelo subiu mais do que a zaga,mas cabeceou para fora.
Um minuto depois, o meia Jefferson recebeu na entrada da área e mandou a bomba. A bola passou perto da trave esquerda,dando um susto na torcida rubro-negra. O jogo continuou sem proporcionar qualquer lance de emoção e antes do encerramento do primeiro tempo, o volante Márcio Araújo pediu substituição e Vanderlei Luxemburgo colocou o atacante Gabriel em seu lugar.
Irritada com o desempenho desinteressado da equipe, a torcida rubro-negra vaiou os jogadores ao final da primeira etapa. O Flamengo voltou para o segundo tempo com o atacante Nixon no lugar do apático Eduardo da Silva. Assim, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo adotou uma postura ofensiva com três atacantes,uma vez que Gabriel se juntou a Nixon e Alecsandro.
E logo no primeiro minuto, a torcida rubro-negra se animou.Após cruzamento na área, Alecsandro tocou de cabeça e Andrey defendeu com dificuldade. A resposta do América foi fulminante. Isac se aproveitou da desatenção da zaga para arrancar em velocidade,mas errou o último passe quando Paulinho estava inteiramente livre na área.
Aos quatro minutos, Léo Moura cruzou para a área e Alecsandro,ao tentar a cabeçada, se chocou com o zagueiro Cleber e sofreu um afundamento na região, o que obrigou Luxemburgo a queimar a terceira substituição, colocando o volante Muralha no lugar do atacante. Alecsandro foi levado a um hospital da região.
O Flamengo quase marcou o primeiro gol,aos nove minutos. João Paulo cruzou,da esquerda, e Cleber,na tentativa de salvar,quase colocou a bola nas suas redes,dando grande susto ao goleiro Andrey.
Rodrigo Pimpão entrou em campo substituindo Jéfferson para tentar dar maior poder ofensivo ao América e,aos 14 minutos, o time potiguar quase marcou. Após cobrança de escanteio, Lázaro cabeceou e Isac chegou atrasado para a conclusão.
Aos 18 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. Everton cruzou da esquerda, Nixon dividiu com a zaga e a bola sobrou para Gabriel encher o pé,sem chances de defesa para Andrey. Dois minutos depois, a tarefa do América ficou bem mais difícil. O volante Lázaro entrou de carrinho em Gabriel e recebeu cartão vermelho, deixando a equipe rubra com dez jogadores.
Na frente do placar e em vantagem numérica, o Flamengo passou a jogar com mais tranquilidade,enquanto o adversário se mostrava impotente para ameaçar a classificação da equipe carioca.
Aos 26 minutos, Léo Moura fez um ótimo passe para Canteros. O volante argentino mandou a bomba e Andrey fez grande defesa,evitando o segundo gol. Logo depois, o zagueiro Marcelo se irritou com uma marcação do árbitro, deu socos no gramado e acabou expulso de campo.
O América se animou e teve a melhor chance de empatar,aos 32 minutos,quando Isac entrou livre na área,mas chutou em cima do goleiro Paulo Victor. O goleiro rubro-negro voltou a aparecer bem em conclusão de Rodrigo Pimpão que se livrou de Samir e bateu forte,aos 36 minutos.
O time carioca passou a administrar o resultado e Muralha,aos 44 minutos,quase ampliou,mas o chute do volante acabou saindo com perigo,no último lance importante do jogo.