O Flamengo conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar na tarde deste domingo o Juventude por 3 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com uma bela atuação, o Rubro-negro marcou seus primeiros três pontos na competição e fez as pazes com a torcida depois de duas derrotas seguidas, para São Paulo e Guarani.
Renato, de falta, Diego Silva e Léo Moura marcaram para os cariocas, enquanto samuel descontou para os gaúchos.
O Flamengo começou o jogo a todo vapor empurrado pela animação de sua torcida quando a bola rolou. O Juventude veio com o script bem decorado e se fechava na defesa para tentar os contra-ataques. Logo aos cinco minutos, Júnior tentou de fora da área, mas a bola saiu fraca e André não teve dificuldades para defender.
Dois minutos depois, Léo Moura recebeu de Júnior na ponta direita e sofreu falta quando tentava cortar para o meio. A falta era de longe, mas Renato disparou o canhão no ângulo oposto, sem defesa para o goleiro do Juventude. Flamengo 1 a 0, aos 8 minutos.
O gol atordouou a equipe gaúcha, que viu sua estratégia ir por água abaixo prematuramente. O Fla sentiu o mau momento do adversário e continuou na pressão e jogando em velocidade. Aos 14, Jônatas desperdiçou chance incrível ao receber de Júnior na pequena área. O meia só tinha o goleiro pela frente, mas chutou por cima do gol.
A resposta do Juventude veio apenas aos 22, com Lino cruzando da direita. O meia Marcel aproveitou a furada de Renato Silva e chutou para a defesa de Diego.
Mesmo com o Flamengo melhor em campo, a torcida começou a pegar no pé do volante Júnior e do lateral André. Perturbado, este fez falta dura e recebeu cartão amarelo. Os protestos desestabilizaram a equipe carioca, que cedeu espaços ao Juventude e que se entrincheirou na defesa.
Os gaúchos quase chegaram ao empate aos 31, com Marco Antônio, que arriscou o chute da entrada da área para grande defesa de Diego. Três minutos depois, Lino levantou na área e Walker quase marcou de cabeça.
Vendo a situação emocinal de seu time, Waldemar Lemos sacou André para a entrada de Juan. E a estrela do técnico brilhou aos 39, quando o ex-lateral do Fluminense recebeu de Renato na meia esquerda e deu um belo passe para Diego Silva na entrada da área. O ex-atacante do Ipatinga penetrou na área, tirou o goleiro da jogada e marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.
O gol empolgou novamente os cariocas, e, na saída de bola, Renato e Ramirez tabelaram e a bola sobrou para Juan, que mandou de fora da área rente ao poste de André. Dois minutos depois, Renato penetrou pela direita da área e cruzou para trás, mas a zaga gaúcha conseguiu se antecipar e evitou a conclusão de Diego Silva.
O segundo tempo começou com o Juventude indo em busca de recuperar o prejuízo e deu espaços ao Flamengo, que continuou a jogar com desenvoltura. E não demorou para o Rubro-negro levar calor à defesa gaúcha. Aos 3 minutos, Jônatas fez excelente lançamento para Ramirez na esquerda do ataque. O paraguaio, que não esteve bem neste domingo, penetrou e, na frente do goleiro, mandou por cima do gol.
O jogo ficou mais franco e o Flamengo poderia ter liquidado a fatura se não fosse a lentidão de sua saída para o ataque. O Juventude teve três boas chances aos 10, com Giancarlo, que de frente para o gol chutou muito mal; aos 15 com Felipe, quando Diego salvou os cariocas com grande defesa; e novamente Giancarlo aos 25, que recebeu livre na área e encobriu o gol.
Aos 27, Waldemar Lemos atende aos pedidos da torcida e troca Júnior por Walter Minhoca. Mais uma vez o treinador fez a mudança certa na hora certa e o ex-jogador do Ipatinga deu novo ânimo ao Flamengo, que voltou a mandar na partida. Com cinco minutos em campo, Minhoca faz boa jogada na entrada da área e toca para Diego Silva. O atacante deixou a bola passar e Léo Moura tocou de primeira, rasteiro no canto de André. A bola ainda tocou na trave antes de entrar: 3 a 0.
O gol selou o confronto, mas a equipe do Sul não desistiu de lutar e continuou buscando o gol até o fm. O Flamengo teve algumas boas oportunidades antes do final, a melhor delas com Ramirez aos 43, que, de frente para o gol, mandou para fora a bola que recebeu de Diego Silva.
Nos descontos, Samuel cobrou falta de longe e o goleiro Diego, que vinha fazendo uma bela partida, falhou bisonhamente e permitiu o gol de honra do Juventude.
O Flamengo, que enfrenta o Atlético-MG no meio da semana pela Copa do Brasil, volta a jogar pelo Brasileirão no próximo domingo diante do Internacional, em Porto Alegre (RS). O Juventude joga em casa, também no domingo, quando recebe o Goiás no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).