O Flamengo não conseguiu mais do que um empate sem gols com o Avaí na noite deste sábado, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado o time carioca somou seu primeiro ponto na competição, já que estreou sendo derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0. Os catarinenses tem dois pontos, visto que empataram também no primeiro jogo, por 2 a 2, com o Atlético-MG.
O confronto foi um resumo do que vem acontecendo com frequência com o Flamengo nos últimos jogos. O time criou muitas oportunidades, desperdiçou os chutes e acabou cedendo espaços para os contra-ataques.
Logo aos dez minutos, a torcida rubro-negra teve a noção de que não iria ver a bola na rede com facilidade. Leonardo Moura cruzou da direita, a zaga cortou mal e Josiel mandou sobre o gol. Sete minutos depois, foi a vez de Éverton receber na área e chutar em cima do goleiro Eduardo Martini.
A equipe catarinense se limitava a se defender e, mesmo com espaços para contra-atacar, errava sempre na hora do último passe, mostrando defeitos na criação. Melhor para o Flamengo, que seguia criando, mas desperdiçando as jogadas. Aos 23 minutos, Josiel arrancou pelo meio da área, rolou e Ibson chutou sobre o gol.
Porém, o lance que mais descreveu os erros de finalização do time carioca aconteceu aos 37. Ibson recebeu na área, chutou, o goleiro deu rebote, a bola sobrou para Éverton, que cruzou e Juan, com Eduardo Martini batido, escorou para fora. O goleiro do Avaí ainda viu Leonardo Moura cobrar uma falta no travessão nos minutos finais da primeira etapa.
O Avaí voltou para o segundo tempo dando um susto no Flamengo: logo aos quatro minutos, Evando chutou de primeira, já de dentro da área, e Bruno operou um verdadeiro milagre. A resposta do Flamengo veio ao seu melhor estilo, dois minutos depois. Ou seja, com um atacante perdendo grande chance. Josiel ganhou na corrida de Turatto, mas chutou sobre o gol. Em seguida, o camisa 9 cabeceou para fora após cruzamento de Willians, aos 14 minutos.
Josiel realmente não estava em um grande dia. Aos 23 minutos, ele recebeu na área, chutou de primeira e o goleiro salvou no canto esquerdo. Pouco depois, foi substituído pelo estreante Alex Cruz, deixando o gramado sob vaias.
Aos 28 minutos, Bruno quase entregou o ouro. Ao tentar driblar Evando, ele entregou nos pés de Caio, que chutou fraco, permitindo a reação do goleiro.
As vaias da torcida e a falta de um homem fixo na área enfraqueceram ainda mais o poder de fogo do Flamengo, que errava muitos passes. Isso tornou o jogo chato. Principalmente porque o Avaí parecia contente com o resultado, abdicando até mesmo dos contra-golpes. Porém, o goleiro do Flamengo ainda teve que trabalhar aos 38, quando Bruno chutou e o seu xará do Rubro-Negro defendeu.
Por muito pouco o Flamengo não foi derrotado. Aos 43 minutos, Lima foi lançado, entrou na área e chutou para grande defesa de Bruno. Dois minutos depois, o mesmo Lima arriscou de fora da área, sobre o gol, perdendo a chance de tirar o zero do placar.
As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (24 de maio) às 18h30 (de Brasília). O Flamengo visita o Santo André no Estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista. Já o Avaí recebe, na Ressacada, em Florianópolis (SC), o Coritiba.
Antes disso, o Rubro-Negro faz o compromisso de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, quarta-feira contra o Internacional, em Porto Alegre (RS).