PUBLICIDADE

Flamengo encara Atlético hoje e tenta se manter líder

PUBLICIDADE

Focados no Campeonato Brasileiro, Flamengo e Atlético-PR duelam nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Engenhão, na estreia das duas equipes na Copa Sul-americana. Na liderança do Brasileirão, o Rubro-Negro vai preservar alguns titulares, enquanto que o Furacão, que luta para se afastar da zona de rebaixamento na competição nacional, vai mandar a campo uma formação praticamente composta por reservas. O duelo de volta, daqui a duas semanas, será na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Flamengo luta contra um tabu neste confronto. O time carioca jamais venceu um jogo em Copas Sul-americanas. Ao todo, pelo torneio continental, o Rubro-Negro disputou seis confrontos, empatando quatro e perdendo dois. A última participação aconteceu em 2009, quando foi eliminado pelo Fluminense. Apesar de ser nítida a prioridade pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo garante que sua equipe vai a campo em busca da vitória.

"Vamos encarar a partida desta quarta-feira com o máximo de seriedade, pois a camisa do Flamengo estará em campo, e quando isso acontece, a dedicação tem que ser total", afirmou Vanderlei Luxemburgo.

Na visão de alguns jogadores do Flamengo, é possível o clube encarar com a mesma dedicação o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-americana. Quem compartilha desta opinião é o meia Renato Abreu, que lembrou que o ganhador do torneio sul-americano vai garantir vaga na próxima Copa Libertadores.

"Sabemos que a Sul-americana é o caminho mais rápido para a Libertadores. Temos time e elenco para brigar também por esta competição. O momento é para desligar o interruptor do Brasileiro e pensar neste torneio. Nossas atenções estão voltadas para o Atlético Paranaense, que é um adversário muito complicado", afirmou Renato.

Sem revelar por antecipação o time que vai mandar a campo, Vanderlei Luxemburgo estuda a possibilidade de poupar alguns titulares. Os meias Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, desgastados pelo excesso de jogos, não serão escalados. Isso abre vaga para outros atletas mostrarem serviço, como o apoiador argentino Bottinelli e o atacante Diego Maurício.

Pelo lado do Atlético-PR, o técnico Renato Gaúcho convenceu a diretoria a priorizar a competição nacional e, por isso, vai com o time reserva a campo. Mas algumas surpresas entre os 11 titulares podem aparecer, já que, com exceção de Paulo Baier e Branquinho, o Furacão embarcou para o Rio de Janeiro com o grupo completo.

Dois jogadores da equipe titular estão suspensos para a próxima partida do Brasileirão e, a princípio, poderiam ser aproveitados. Porém, Kléberson está fora por questões contratuais e Cléber Santana, destaque no empate diante do Corinthians no último final de semana, deve ficar apenas como opção no banco. Com isso, atletas que estão buscando espaço ou estão esquecidos no elenco poderão mostrar serviço.

O comandante atleticano explicou a decisão e acredita que um time totalmente novo terá pontos positivos. "Vamos procurar treinar todos os fundamentos e colocar outra equipe para enfrentar o Flamengo, até porque daqui a pouco você coloca uma só equipe para jogar e começa a perder jogadores. Não que a Sul-americana não seja importante, mas vai servir para a gente observar alguns jogadores do grupo que não vêm jogando. Vai ser bom para observar e dar ritmo de jogo para eles", projetou o treinador.

Apesar de deixar a competição em segundo plano, o Atlético Paranaense tem tradição na disputa do torneio continental. Será a quinta participação da equipe, sendo que em 2006, ano em que foi mais longe, o clube chegou à semifinal da competição, quando foi eliminado pelo Pachuca, do México.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques (Brasil)
Assistentes: Erich Bandeira (Brasil) e Altemir Hausmann (Brasil)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton, Willians (Fierro), Bottinelli e Renato Abreu; Diego Maurício e Deivid
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-PR: Santos; Wagner Diniz, Gustavo Lazzaretti, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Wendel, Fransergio, Robston e Guerrón; Edgar Júnior e Rodriguinho
Técnico: Renato Gaúcho

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE