Por empréstimo de um ano junto ao Sporting de Lisboa, o volante Elias, que se destacou pelo Corinthians entre 2008 e 2010, foi anunciado como novo reforço do Flamengo no início da tarde desta quarta-feira. A conclusão da negociação já era esperada na Gávea, pois o clube português deu o aval para o empréstimo, sem ônus aos brasileiros, que já têm valor de compra fixado para o final da temporada.
Elias foi uma indicação do técnico Dorival Júnior, que aprecia seu futebol desde que comandava o Santos, em 2010. Sem agradar vestindo a camisa do Sporting, que o contratou em agosto de 2011 por 9 milhões de euros, o volante de 27 anos é o primeiro grande nome anunciado pela nova diretoria do Flamengo, encabeçada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e pelo diretor executivo Paulo Pelaipe.
Com passagens pela Seleção Brasileira, principalmente sob o comando de Mano Menezes, o volante é aguardado no Rio de Janeiro ainda nesta quinta-feira, para realizar exames médicos e assinar o contrato definitivo. O jogador não apresentou problemas de lesão durante o último semestre e chega para jogar, já que estava em plena temporada no futebol europeu.
Revelação das categorias de base do Palmeiras, Elias vestiu as camisas de Náutico, São Bento-SP, Juventus-SP e Ponte Preta antes de chegar ao Corinthians, onde foi campeão paulista, da Série B e da Copa do Brasil. Negociado com o Atlético de Madri, não agradou e logo foi repassado ao Sporting de Lisboa, onde também não convenceu.
Após acertar a contratação de Elias, o Flamengo tenta aparar as últimas arestas para oficializar os reforços do meio-campista Gabriel, do Bahia, e do lateral esquerdo João Paulo, ex-jogador da Ponte Preta.