A Taça Guanabara, segunda etapa do Campeonato Carioca, começa neste sábado, quando o Flamengo encara o Madureira a partir das 16 horas (de Brasília), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O Rubro-Negro terminou o Grupo B da primeira fase na segunda posição, atrás do Botafogo, enquanto que o Tricolor Suburbano conseguiu sua classificação de maneira dramática no Grupo A, graças a um empate sem gols com o Resende. O time foi favorecido pela derrota de 1 a 0 do América para o Fluminense.
O calor que pode castigar o estádio na hora do jogo é uma grande preocupação no desgastado elenco do Flamengo, que, no meio de semana, enfrentou uma viagem até Brasília para disputar a Primeira Liga. A partir da próxima quarta-feira, o elenco também disputará a Copa do Brasil, e sabe que vai precisar superar obstáculos físicos para começar a Taça Guanabara com o pé direito.
“Sabemos que vamos encontrar dificuldades devido ao calor, uma vez que o adversário passou a semana todo descansado, se preparando para essa partida, enquanto o Flamengo viajou para disputar uma classificação. Isso faz parte do nosso trabalho, e tenho certeza de que vamos conseguir ter um bom desempenho na estreia, apesar da qualidade do nosso adversário”, analisou o técnico Muricy Ramalho.
Os jogadores do Flamengo também demonstram preocupação com o Madureira. “Nós vamos enfrentar um adversário que normalmente consegue fazer boas participações no Campeonato Carioca e que especialmente esse ano dá sinais de que vai crescer na hora certa. Arrancaram a classificação na última rodada e chegam embalados para enfrentar o Flamengo. Portanto, vai ser um jogo muito complicado, mas se ganharmos, será muito importante para nosso planejamento”, avisou o goleiro Paulo Victor.
Muricy Ramalho deverá repetir quase que inteiramente a escalação que empatou por 1 a 1 com o Figueirense pela Primeira Liga, na última quarta-feira. A única mudança deve ser no meio-campo, já que Ederson foi poupado pela comissão técnica para a partida deste sábado. Alan Patrick, que retorna ao time após sete partidas fora, e Gabriel devem brigar pela vaga.
Pelo lado do Madureira, o técnico Alfredo Sampaio destaca a importância de pontuar na estreia. “O Madureira pretende brigar por uma vaga na semifinal e, dentro do nosso plano, somar pontos contra o Flamengo pode ser muito importante. Sabemos que a tarefa não é das mais tranquilas, mas temos condições para isso”, disse.
Em termos de escalação, o Madureira, a princípio, só vai ter uma alteração em relação ao empate com o Resende. O zagueiro Jorge Fellipe, que cumpriu suspensão contra o Resende, reaparece na vaga de Leozão, que fica como opção no banco de reservas.
Pelo regulamento, os oito times que estão a Taça Guanabara vão se enfrentar em turno único, com os quatro primeiros colocados avançando para as semifinais e seguindo na disputa pelo título. O quinto e o sexto vão disputar o simbólico título da Taça Rio com os melhores colocados da luta contra o rebaixamento.