Após muita polêmica, o ‘tapetão’ foi deixado de lado e a bola enfim vai rolar nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Na tarde deste sábado, às 16 horas (horário de Brasília), o Maracanã será o palco do encontro entre Flamengo e Resende, que irão decidir o primeiro finalista.
O Rubro-Negro, primeiro colocado do Grupo B, chega com o favoritismo absoluto. Além de mais tradição e de contar com quase toda a torcida presente ao estádio, o time da Gávea fez a melhor campanha da fase de classificação, com 17 pontos.
Já o Resende, que somou dez pontos no Grupo A, herdou a vaga do Vasco, punido na Justiça por ter supostamente escalado de forma irregular o meia Jéferson no jogo contra o Americano.
A ordem na Gávea é pregar o máximo de respeito ao adversário. Mesmo com todo o favoritismo, os atletas flamenguistas afastam qualquer sinal de desrespeito ao time do interior.
“O Resende chegou a essa semifinal por méritos e portanto precisa ser respeitado. Trata-se de um time muito bem armado e que deu trabalho a todos os seus adversários. Temos o favoritismo, mas isso não significa que já ganhamos a partida. Precisamos do apoio de nossa torcida e de toda a concentração possível para não sermos surpreendidos” disse o goleiro Bruno.
O Flamengo para a partida deste sábado já está definido. O zagueiro Thiago Salles herda a vaga deixada por Ronaldo Angelim, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito.
Apesar de não ter conseguido marcar um gol na temporada e de ter desperdiçado dois pênaltis na Taça Guanabara, Obina ganhará mais uma chance no ataque. Recuperado de uma lesão na perna esquerda, o lateral-esquerdo Juan volta ao onze inicial.
No Resenho, o técnico Roy só deve anunciar a escalação no vestiário, minutos antes do confronto, mas não poderá contar com o volante Vinícius, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória de 3 a 1 sobre o Americano. No entanto, voltam à equipe o zagueiro Fred, o meia Fábio Azevedo e o ala-esquerdo Felipinho.
JOGO PRELIMINAR: Macaé e Americano se enfrentam na preliminar do jogo deste sábado. O confronto, que acontecerá às 13h30, será pela Taça Moisés Matias de Andrade, uma espécie de prêmio de consolação para equipes que ficam de fora das semifinais. O ganhador fará a final contra o vencer do duelo entre Cabofriense e Mesquita, que jogam na quarta-feira de Cinzas.
Ficha Técnica
Flamengo x Resende
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de fevereiro de 2009, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Eduardo de Souza Couto e Rodrigo Jóia
Flamengo: Bruno, Aírton, Fábio Luciano e Thiago Salles; Leonardo Moura, Willians, Ibson, Marcelinho Paraíba e Juan; Zé Roberto e Obina
Técnico: Cuca
Resende: Cléber, Naílton, Breno e Márcio Costa; Bruno Leite, Márcio Gomes, Fred, Fábio Azevedo, Léo e Felipinho; Bruno Meneghel
Técnico: Antônio Carlos Roy