A final do Campeonato Mato-grossense deste ano envolvendo Cuiabá e Luverdense será um verdadeiro tira-teima para ver qual é o melhor time do Estado na atualidade. A decisão na melhor de dois jogos colocará frente a frente o atual campeão estadual contra o campeão da Copa Mato Grosso, ambos os títulos conquistados ano passado.
Além disso, os finalistas do Estadual/2012 são os clubes de Mato Grosso mais próximos da elite do futebol brasileiro e com melhores condições de trabalho, infraestrutura. Ambos vão tentar o acesso à Série B do Nacional de 2013, disputando a Terceira Divisão. Na Série C, Cuiabá e Luverdense fazem parte do mesmo grupo e vão se enfrentar mais duas vezes este ano pelo torneio nacional.
Mas o time comandado por Ary Marques está levando vantagem sobre o de Lucas do Rio Verde nos dois jogos disputados pela primeira fase do campeonato. No jogo disputado no estádio Passo das Emas, em Lucas, o Cuiabá venceu por 1 a 0, gol do atacante Leandro Cearense. Já no Dutrinha nova vitória do "Dourado", desta vez, pelo placar de 2 a 0.
Para o técnico Ary Marques, a final do Mato-grossense está fazendo justiça aos times que foram melhor durante a fase classificatória e na semifinal. "Cuiabá e Luverdense fizeram por merecer para chegar na final do Mato-grossense. Ao longo da disputa é até agora as equipes que vem jogando melhor futebol. No caso do Cuiabá, minha equipe, o objetivo sempre foi realizar a melhor campanha para obtivermos esta vantagem de decidir o título em casa. Conseguimos", assinala Marques, que prevê disputa acirrada entre os dois clubes.
Em 2004, na primeira edição da Copa Mato Grosso, Luverdense foi campeão em cima do Cuiabá.