Em uma reação incrível, o Figueirense fez o que parecia impossível. Até os 15 minutos do segundo tempo, o time de Florianópolis perdia por 3 a 0 e teve forças para conseguir o empate com o Vasco por 3 a 3, neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, na capital catarinense.
Conca, Leandro Bonfim e Alan Kardec marcaram para os cariocas, mas em apenas 12 minutos o Figueirense arrancou o empate com gols de Chicão, Peter e Jean Carlos. Com o resultado igual, pela 36ª rodada, o time catarinense chega a 49 pontos e os cariocas ficam um ponto atrás.
Na próxima rodada, que acontecerá daqui duas semanas (no dia 25) por causa dos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o Figueirense jogará contra o Náutico, novamente em Florianópolis. O Vasco terá pela frente o Corinthians, que ainda luta para fugir do rebaixamento, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
O jogo: Com os dois times ainda com chances de classificação para a Copa Sul-americana de 2008, a partida começou em ritmo alucinante. A equipe catarinense, com um esquema diferente dos últimos jogos e com o lateral-direito César Prates improvisado na esquerda, atacou mais nos primeiros 15 minutos e deu trabalho para a defesa vascaína.
O time carioca optou por esperar o adversário em seu campo e sempre mostrou perigo nos contra-ataques puxados pelo meia argentino Dário Conca. Só que o primeiro lance mais claro de gol foi do Figueirense. Aos 18 minutos, o zagueiro Asprilla cabeceou na trave direita de Cássio.
Após a metade do primeiro tempo, o jogo deu uma esfriada. A equipe da casa mostrou mais força ofensiva, mas sofreu um duro golpe num contra-golpe vascaíno. Aos 41, Conca entrou livre no meio da área e tocou com estilo para tirar a bola do goleiro Wilson e fazer o gol.
Na segunda etapa, mesmo sem fazer alterações, o técnico Alexandre Gallo tentou dar mais força ao ataque do Figueirense. No entanto, uma jogada despretensiosa do Vasco atrapalhou os planos de Gallo. Aos seis minutos, o meia Leandro Bonfim avançou livre pela direita e mandou a bomba da entrada da área para fazer 2 a 0.
O gol vascaíno foi um baque para os catarinenses, que viram Conca ‘desfilar’ em campo. Em um passe perfeito na entrada da área, aos 15, o atacante Alan Kardec só teve o trabalho de tocar na saída de Wilson para marcar o terceiro dos cariocas.
O Figueirense, num lance esporádico, conseguiu diminuir. Aos 20, numa falta dentro da meia lua, o zagueiro Chicão cobrou com perfeição por cima da barreira e deixou Cássio sem ação. Nove minutos depois, Peter aproveitou um bate-rebate na área e fez o segundo do time da casa.
A reação catarinense foi confirmada com uma boa jogada pela direita. Após o cruzamento na segunda trave, o atacante Jean Carlos, uma das opções de banco que Gallo colocou no segundo tempo, cabeceou no ângulo direito de Cássio para empatar a partida.
No final, por pouco o Figueirense não saiu com os três pontos. Aos 45 minutos, Peter chutou de fora da área e acertou o travessão de Cássio.