O Ceará visitou o Joinville, nesta quarta-feira, e conseguiu uma boa vantagem no duelo de ida segunda fase da Copa do Brasil. Com uma boa atuação defensiva, o Vovô aproveitou seu melhor momento na primeira etapa e venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Rafael Costa, e encaminhou um bom resultado para o jogo de volta.
Com o triunfo, o Ceará pode jogar somente por um empate na partida de volta, no Castelão, e ainda assim conquistar a classificação para a terceira fase.
O Joinville iniciou a partida propondo as ações do jogo, mas sem criar nenhuma chance efetiva. Com isso, o Ceará aproveitou para abrir o placar. Aos 10 minutos da primeira etapa, o atacante Rafael Costa recebeu enfiada de bola e finalizou para colocar o Vovô na frente.
Após o gol, o JEC exerceu uma leve pressão, mas o Ceará conseguiu conter bem os ataques adversários. Com isso, o Vovô não só equilibrou o jogo, como foi melhor na segunda metade da etapa inicial. Enquanto o Joinville apostava nas bolas paradas, o Alvinegro conseguia boas infiltrações na defesa adversária, inclusive tendo uma boa chance de ampliar aos 40, porém, Rafael Costa mandou por cima da meta.
Na segunda etapa, o Joinville até criou boas oportunidades de gol, porém, não conseguiu balançar as redes. A melhor delas aconteceu aos 28 minutos. Fernando Viana ficou frente a frente com o goleiro Éverson, mas viu o arqueiro fazer uma excelente defesa. Com isso, o Ceará conseguiu administrar o resultado e levar uma grande vantagem para a decisão em Fortaleza.
O jogo de volta entre as duas equipes, com mando do Ceará, acontece na próxima terça-feira, às 19h15 (de Brasília), no Castelão. Quem avançar para a terceira fase enfrenta o vencedor do duelo entre River-PI e Botafogo-PB.
Figueirense bate Sampaio Corrêa fora de casa
Outro que saiu com uma boa vantagem no jogo de ida foi o Figueirense. O Alvinegro visitou o Sampaio Corrêa, no Castelão, também pela segunda fase da Copa do Brasil, e conseguiu vencer pelo placar de 2 a 1, marcando o gol da vitória nos minutos finais.
Os dois gols, que foram marcados por Ermel e Guilherme Queiroz, fazem com que o Figueira tenha a possibilidade até de sofrer uma derrota por 1 a 0 no jogo de volta que, mesmo assim, garante a classificação.
Sampaio Corrêa e Figueirense fizeram um primeiro tempo de muito equilíbrio e chances para os dois lados. As melhores oportunidades do Tricolor aconteceram aos 17 minutos, em chute perigoso de Léo Rodrigues, e aos 25, em boa cobrança de falta de Carlos Alberto. Já o Alvinegro assustou principalmente com o lateral Jefferson, que obrigou o goleiro Rafael a se esticar em finalização aos 35, e quase fez de cabeça após escanteio, aos 42. As duas equipes, no entanto, não conseguiram tirar o zero do placar.
Se a rede não balançou durante todo o primeiro tempo, não demorou muito na segunda etapa. Aos seis minutos, Jocinei cruzou para Ermel, que cabeceou na trave. No rebote, o próprio atacante testou novamente e ainda contou com a bola batendo nas costas do goleiro Rafael para acabar no fundo do gol.
Após ficar em desvantagem, o Sampaio Corrêa partiu com tudo para o ataque e conseguiu o empate aos 32. Edgar recebeu pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado para deixar tudo igual.
No entanto, aos 42 minutos, o Figueira ainda conseguiu sair com uma importante vitória. Rafael Moura avançou pela direita e cruzou na cabeça de Guilherme Queiroz, que testou firme e garantiu o triunfo ao Alvinegro.
As duas equipes voltam a se enfrentar somente no próximo dia 06 de julho, às 19h30 (horário de Brasília). O jogo, que terá mando do Figueirense, está marcado para o Orlando Scarpelli. Quem avançar para a terceira fase enfrenta o vencedor do confronto entre Ponte Preta e Genus-RO.