Os consumidores que conseguiram “furar” a longa fila de espera para comprar ingressos para a Copa do Mundo se depararam com uma surpresa a partir das 12h30 (de Brasília): a Fifa, responsável pela venda, só oferece a partir de agora ingressos para partidas nas cidades de Cuiabá e Manaus, de acordo com interessados em assistir à Copa do Mundo que conseguiram acessá-lo nas últimas horas. As entradas para as outras sedes disponibilizadas para a segunda fase de vendas, que teve início nesta segunda e respeita supostamente uma ordem de chegada, não aparecem entre as opções mais baratas.
A venda começou oficialmente às 9h desta segunda-feira e foi marcada por falhas no site que incluíam de lentidão a problemas técnicos. Através das redes sociais, brasileiros e estrangeiros reclamaram da organização da entidade que comanda o futebol mundial.
Um dos principais temas de revolta foi uma suposta falha na “fila virtual” feita no site da Fifa para organizar a venda e evitar quedas do servidor com os milhares de pedidos requisitados ao mesmo tempo. Há inúmeras reclamações de pessoas que estavam desde 8h na fila do site, enquanto outros relatam que mesmo após terem entrado horas após o início das vendas conseguiram comprar uma entrada.
As críticas para a “fila virtual” se estendem também para consumidores que, dada a lentidão do site da Fifa, buscaram acessar a página de compra de ingressos por dispositivos móveis e viram seus novos acessos ultrapassarem os antigos.
Mais de 220 mil entradas foram disponibilizadas desde as 9h (de Brasília) desta segunda-feira por meio do site oficial da Fifa. Os bilhetes garantem presença em 57 partidas do Mundial que será disputado no Brasil.
Os ingressos serão disponibilizados e alocados por ordem de encomenda. Não serão vendidos bilhetes para a abertura, em São Paulo, a final, no Rio de Janeiro, para jogos da fase de grupos da Seleção Brasileira, para as oitavas de final, em Belo Horizonte, e para as duas semifinais, em Belo Horizonte e São Paulo.
A quantidade total de ingressos disponíveis também envolve cerca de 41 mil carnês de sede específica que garantem acesso a todas as partidas em uma das sedes, assim como uma quantidade de carnês de seleção específica, que permitem acompanhar uma equipe ao longo da Copa.
Na última semana, mais de 889 mil ingressos foram sorteados e 625.276 solicitantes brasileiros acabaram agraciados com entradas.