A Fifa finalmente encerrou a discussão sobre qual seleção abrirá a Copa do Mundo. A honra do jogo inaugural ficará mesmo com a equipe anfitriã, a Alemanha, e o Brasil só entra em campo quatro dias depois.
Mesmo sem os 32 países que disputam a Copa definidos, a entidade já divulgou que Alemanha e Brasil, finalistas em 2002, devem encabeçar, respectivamente, os grupos A e F do Mundial.
Dessa forma, o Brasil faz seu primeiro jogo no dia 13 de junho, terça-feira, no Estádio Olímpico de Berlim. A segunda partida será dia 18 de junho, domingo, no novíssimo Allianz Arena, em Munique. A seleção encerra sua participação na primeira fase no Westfalenstadion, em Dortmund, no dia 22 de junho.
Já os alemães abrem a Copa do Mundo em 9 de junho, em Munique; voltam a campo dia 14, em Dortmund, e finalmente em Berlim, dia 20. Coincidentemente, são os três maiores estádios do Mundial e os mesmos por onde vai passar a seleção brasileira.
A notícia foi confirmada pela Fifa, que espera ver as duas seleções terminarem a primeira fase em primeiro e, dessa forma, se encontrarem apenas em uma possível decisão. Os outros cabeças-de-chave ainda não foram definidos, mas a regra é a mesma para o sorteio da última Copa: os grupos serão formados por nações de diferentes continentes, exceto a Europa, que pode ter duas seleções na mesma chave.
O sorteio da Copa do Mundo será no dia 9 de dezembro, no Zentralstadion, em Leipzig. Será um verdadeiro show com duração de 1h30, apresentado pela modelo alemã Heidi Klum e o comentarista da cadeia nacional WDR, Reinhold Beckmann. A Fifa estima uma audiência de 2 milhões de pessoas em todo o mundo.