Documento elaborado pela própria Fifa avaliou como críticas algumas das obras de vários estádios brasileiros que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. A Arena Pantanal, em Cuiabá, é considerada pela entidade máxima do futebol como de "médio risco". De acordo com este relatório, foram concluídas 36% das obras e "os riscos" apontados são "estouro do orçamento e não atender as exigências da Fifa".
A entrega do novo estádio está estimado para outubro de 2013 e a nova arena terá capacidade total para 42.968 lugares. Além de Cuiabá, os estádios de Manaus, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte também são classificados como de risco médio. Já os estádios de Salvador, Curitiba e Porto Alegre estão na faixa de risco baixo.
As situações mais críticas são as dos estádios de Natal e Recife. A Fifa até estima que estes dois estádios podem não ficar prontos até o início do mundial, além de estouro do orçamento, entre outros problemas.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, os principais problemas para esta situação são o excesso de burocracia e politização dos procedimentos no país. Isto acaba emperrando o andamento das obras.