A Fifa já escolheu as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas o anúncio oficial só será feito hoje à tarde, a partir das 14h30, nas Bahamas, onde acontece o 59 congresso da Fifa. Segundo A Gazeta apurou, com exclusividade, no local onde o evento acontece, as cidades escolhidas foram: Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.
As cinco cidades que ficariam fora são: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.
Cuiabá desbancou Campo Grande como representante do Pantanal, numa disputa acirrada, já que a capital sul-mato-grossense "investiu" pesado para tentar ser escolhida como cidade anfitriã, utilizando-se para isso de uma campanha difamatória contra Cuiabá e o estado de Mato Grosso.
Acreditando na campanha mato-grossense, desde o lançamento de sua candidatura, o Grupo Gazeta de Comunicação não mediu esforços para apoiar Cuiabá o comitê Pró Copa do Pantanal; atuação bem diferente do Grupo Zahran, que claramente fazia campanha para o Estado vizinho, através das afiliadas da Rede Globo, nos dois estados.
De acordo ainda com fontes da Fifa, a final da Copa de 2014 será, como todos esperavam, no Maracanã, no Rio de Janeiro e a abertura pode ser uma grande surpresa, pois São Paulo, tida como favorita, pode perder a festa para Belo Horizonte.
Presente no evento, o presidente da CBF Ricardo Teixeira preferiu não confirmar as cidades escolhidas, mas elogiou as 17 candidatas.
"Nesse processo de escolha não há vencedores ou vencidos. A cidade que não for indicada poderá participar da Copa do Mundo com as alternativas que a competição oferece, como centros de treinamentos para as seleções e outros eventos específicos", disse o dirigente.
Em Cuiabá, Yuri Bastos, presidente do Comitê Pró Copa do Pantanal, tenta, mas não consegue esconder o otimismo.