Ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou atrás e optou por punir o piloto Fernando Alonso pelo incidente com Lewis Hamilton. O piloto bloqueou a passagem do companheiro de McLaren durante os treinos classificatórios para o GP da Hungria e ficou com a pole position. No entanto, a entidade resolveu mudar a sua decisão e o espanhol irá largar em sexto lugar na cidade de Hungaroring.
No final do treino, Alonso ficou parado nos boxes evitando a saída do inglês que iria realizar a sua última volta para tentar o primeiro lugar. Ele foi acusado de segurar o piloto propositalmente para ficar com a pole. A FIA, no entanto, investigou as conversas de rádio da McLaren e decidiu que o espanhol era inocente.
Depois de comemorar a decisão, Hamilton que, além de ser prejudicado pelo próprio companheiro durante o treino, precisou ouvir de Ron Dennis. O chefe da McLaren culpou o piloto novato pelo incidente, afirmando que ele não acatou às ordens da escuderia.
Por causa da confusão protagonizada neste sábado, a equipe inglesa, líder do Campeonato Mundial de construtores da Fórmula 1, não poderá pontuar no GP da Hungria. A corrida deste domingo será realizada a partir das 9 horas (de Brasília).