O tradicional Festival Internacional de Pesca (Fipe) de Cáceres deverá movimentar R$ 10 milhões e gerar cerca de dois mil empregos diretos e indiretos em função dos cinco dias do evento, que tem início hoje e segue até domingo (14). A previsão é da organização do evento, que está sendo realizado pela prefeitura com o apoio do Governo do Estado.
A atual administração está realizando ações para fomentar o turismo em Mato Grosso. "Estamos trabalhando para transformar a atividade em uma mola propulsora de desenvolvimento para o Estado", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo, ao acrescentar que o setor é uma das principais atividades de desenvolvimento regional, pois é nos municípios que ele acontece.
Este ano o Fipe vai reunir cerca de 250 equipes de competidores de diversos Estados e de várias partes do mundo. Considerado o maior evento de pesca de água doce do planeta, o festival entrou em 1992 para o Guinness Word Record como a maior prova de pesca embarcada do mundo, título mantido até hoje. Na época, a competição contou com 293 equipes, mas já chegou a registrar 480 grupos posteriormente. Atualmente, o número foi limitado em 250 visando manter a preservação do meio ambiente e possibilitar a sustentabilidade do evento.
O Fipe também foi homologado, em 2010, pelo site RankBrasil, como o maior campeonato em canoa a remo no país. “O Fipe tem sido muito importante porque é uma oportunidade de mostrarmos a cultura de Cáceres e suas belezas naturais para turistas do mundo inteiro”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo, Júlio Cezar Parreira Duarte.
O secretário informa que existem cerca 25 hotéis que oferecem infraestrutura para receber turistas e estão com quase 100% dos leitos ocupados. O mesmo acontece com as pousadas e também com os barcos-hotéis que ficarão no local durante o evento.
O período de maio e junho é de alta estação para o turismo na região, por isso o grande movimento de pessoas nessa época do ano não fica restrito ao Fipe.
Segundo o presidente da Associação Ambientalista Turística e Empresarial de Cáceres (Asatec), Luiz Mário Curvo, muitos barcos-hotéis já fecharam pacotes antecipadamente para atender a turistas. “O importante do evento é que colabora para a divulgação do potencial turístico de Cáceres”, afirma Curvo, ao informar que atualmente existem 22 barcos-hotéis com capacidade total de 500 leitos.
Além da competição de pesca, o festival conta com programação de palestra, exposição de artesanato e shows com cantores nacional.