Ídolo da torcida e referência do Cuiabá no setor ofensivo, o meia-atacante Fernando pode ser a novidade do time no clássico deste domingo diante do arquirrival Mixto em partida válida pela última rodada do turno do Campeonato Mato-grossense. O jogador está recuperado de uma lesão muscular que o tirou da maioria dos jogos desta primeira parte da fase classificatória.
Considerado peça fundamental no esquema tático do técnico Ary Marques, Fernando só disputou uma partida até agora no Estadual. Foi no empate em 2 a 2 com o Luverdense logo na abertura do torneio. Inclusive, um dos gols foi marcado pelo jogador. De lá para cá, deixou o time para tratar de uma lesão muscular que o incomoda desde da temporada.
Liberado pelo departamento médico, Fernando já trabalhou com bola e até participou do coletivo de quinta-feira. Para provar que está em ótima condição, ele se movimentou bastante em campo, chutou a gol, deu passe e até marcou gol. Mas a confirmação da escalação do ídolo da torcida cuiabana depende somente de Ary Marques, que é avesso a falar sobre quem irá sair jogando.
"O Fernando está a disposição, mas ainda pretendo observá-lo melhor. Está faltando ritmo de jogo a ele. Não é fácil voltar de lesão, pois ainda vejo uma certa insegurança nele. Até o último momento, já no vestiário, vou analisar melhor se ele sai ou entra no decorrer do clássico", disse o treinador, sempre fazendo mistério do time titular.
Se for confirmada a volta de Fernando entre os titulares, a tendência e Marcão retornar à condição de reserva. Com isso, Igor ganha novamente a companhia do ídolo cuiabano, já que os dois jogadores só jogaram junto uma única vez na estreia no Estadual, quando empatou em 2 a 2 com o Luverdense.
Além do meia-atacante, o Cuiabá poderá contar também com o lateral Cláudio, liberado após cumprir suspensão na vitória de 2 a 0 sobre o União de Rondonópolis na última rodada. O ala, que no início do Estadual era reserva de Marquinhos, começa a ganhar espaço com Ary Marques que já o vê como mais novo dono da camisa 2 do ‘Dourado".
Se por um lado Ary ganhar dois reforços para o clássico, do outro perde dois titulares para enfrentar o Alvinegro da Vargas. A dupla de volante Natan e Bogé estão de fora do jogo por terem levado o terceiro amarelo. No lugar de Natan reaparece Cláudio, uma vez que o volante o substitui constantemente. Já na vaga de Bogé a tendência é Sandrinho ganhar nova chance entre os titulares. Mas o jovem Bosco corre por fora para formar o quarteto com Jean, Renan e William Kremer.
Após início ruim no Mato-grossense levando quatro rodadas para conquistar a primeira vitória nesta temporada, o Cuiabá está em ascensão na tabela de classificação. O time deixou as últimas posições para chegar na última rodada do turno na terceira posição com 12 pontos somados, um a menos em relação ao vice-líder Mato Grosso e cinco a menos para o líder isolado e invicto do campeonato Luverdense, que soma 17 pontos.
Ciente da indefinição quanto aos quatro classificados à fase semifinal, Ary ressalta que o objetivo do Cuiabá é somar ponto. No entanto, o técnico vê com bons olhos a possibilidade de sua equipe fechar o primeiro turno na segunda posição para não se distanciar dos demais concorrentes pelas primeiras posições. Para chegar ao segundo lugar, o ‘Dourado" precisa vencer o Mixto no domingo e torcer por um tropeço do Mato Grosso hoje à noite diante do Cacerense.
Mas o técnico cuiabano não espera facilidade no clássico de amanhã. "Como qualquer clássico não há favoritismo para nenhum time. O Mixto é um clube de tradição e tem uma torcida apaixonante, que joga com a equipe durante os 90 minutos. Há um respeito de ambas as partes e quem vencer é quem jogou melhor. O Cuiabá trabalhou para vencer", disse.