O capitão do mundial pelo Internacional teve seu último dia de vida com muita alegria no Rio Araguaia, na divisa de Mato Grosso com Goiás. O ex-jogador Fernandão (que era comentarista na Sportv) se divertiu com amigos em passeio de lancha, ouvindo músicas sertaneja. Fernandão apareceu em imagens, publicadas em redes sociais, muito sorridente.
Ele e os amigos também passaram a sexta-feira na Fazenda Aricá, de propriedade de Fernandão, que fica em Aruanã, (310 km de Goiânia)
Fernando e 4 amigos morreram hoje de madrugada, em acidente com helicóptero. Conforme Só Notícias já informou, a aeronave caiu por volta de 1h40. A Polícia Civil relatou que o ex-jogador e quatro amigos levantaram voo em direção a Goiânia. Pouco depois, o helicóptero caiu às margens do Araguaia – 20 km ao sul da decolagem. Os quatro amigos morreram no local e Fernandão, inconsciente e com diversos ferimentos, foi levado ao hospital de Aruanã, onde faleceu pouco depois de ser atendido. O Globo Esportes inforam que Edmilson de Souza Leme, Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira e o piloto Milton Ananias, todos de Goiás, também morreram no acidente.
Fernando Lúcio da Costa, 36 anos, começou carreira nacional e brilhou mundialmente como capitão do Inter na conquista do mundial em 2006 e também ganhou a Libertadores. Em 2011 estava no São Paulo e se aposentou. Depois foi treinador do Inter por alguns meses e, atualmente, era comentarista esportivo.
O velório e enterro de Fernandão ocorrerão em Goiás. A presidente Dilma, que está hoje no Rio Grande do Sul, lamentou a morte do jogador e disse que ele foi exemplo de caráter.
O Inter, onde ele se consagrou, divulgou nota:
"O Sport Club Internacional e a nação colorada estão de luto. Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, perdeu a vida em um acidente de helicóptero ocorrido na madrugada deste sábado (7/6) em Aruanã-GO. O momento é de profundo pesar pela partida prematura do ídolo de 36 anos, mas o que fica são lembranças gloriosas de um atacante que honrou a camisa do Internacional com seu espírito de liderança, sendo um dos jogadores mais importantes dos 105 anos do clube. Fernandão atuou em 190 partidas e marcou 77 gols – o primeiro deles, logo na sua estreia, em 2004, foi o de número 1000 da história do Gre-Nal. Nascido em Goiânia, mas plenamente identificado com Porto Alegre, foi o capitão do time nas inesquecíveis conquistas da Libertadores da América e do Mundial FIFA, ambas em 2006, e também desempenhou no Colorado as funções de diretor técnico, em 2011, e de treinador, em 2012. Os títulos do Gauchão (2005 e 2008) e da Recopa (2007) também fazem parte da sua trajetória.
O Grêmio, grande rival do Inter, também se manifestou lamentando a morte do ídolo colorado:
"Fomos surpreendidos pela notícia da morte prematura de Fernandão, adversário dentro de campo, mas um atleta e um cidadão fora dele".
"O Grêmio FBPA lamenta pelo esporte e presta sua solidariedade aos familiares!#LutoFernandao".