A invasão corintiana ao Serra Dourada foi recompensada. Os mais de 12 mil “fiéis” que saíram de São Paulo e de outros lugares do Brasil para apoiar o Timão neste domingo diante do Goiás, ganharam de presente um ponto precioso e a certeza que a equipe precisa somente de suas forças para escapar da Série B em 2008.
Depois de sair atrás no placar (gol de Paulo Baier), o Alvinegro mostrou raça e também contou com a sorte para deixar tudo igual em bonita cabeçada de Fábio Ferreira, que o goleiro Harlei acabou aceitando.
O nome do jogo, mais uma vez, foi o goleiro Felipe. Além de realizar quatro importantes intervenções no primeiro tempo, o camisa um defendeu pênalti cobrado por Paulo Baier a 11 minutos do fim e garantiu a vantagem alvinegra sobre o rival na tabela.
Com o empate, o Timão chegou a 43 pontos na classificação e pode escapar da degola na próxima rodada com uma vitória sobre o Vasco, desde que o Goiás e o Paraná não vençam seus compromissos.
No próximo final de semana, o Goiás vai a Belo Horizonte encarar o Atlético-MG, enquanto o Corinthians receberá o Vasco da Gama, em São Paulo. Ambas as partidas acontecerão no domingo, às 17 horas (de Brasília).
A partida começou nervosa e equilibrada. Felipe, principal responsável pelo Corinthians ainda estar respirando os ares da Primeira Divisão, apareceu decisivamente em pelo menos quatro oportunidades, impedindo a abertura do placar.
O goleirão só não conseguiu evitar o gol de Paulo Baier, aos 28 minutos. Experiente, o lateral aproveitou sobra de bola após cobrança de falta de Élson e, de voleio, deixou o excelente camisa um sem ação.
Para compensar, voltou a brilhar quatro minutos depois, corrigindo novo vacilo da zaga e salvando gol certo do lateral-direito Vitor, que apareceu sozinho, sem marcação, dentro da pequena área alvinegra e “tremeu” ao ver pela frente a muralha corintiana.
Quando a partida começava a ficar complicada, o Timão achou o gol de empate. Iran cobrou escanteio, Fábio Ferreira subiu mais do que a zaga rival e, com uma cabeçada de cima para baixo, complicou a vida do goleiro Harlei, que ainda tentou segurar, mas acabou ficando com as “penas” na mão: frangaço e empate no Serra Dourada.
No segundo tempo, o ritmo do jogo não foi tão intenso, mas o panorama mudou, com o Corinthians dando as cartas e o Goiás perdido em campo. Foi assim que o Timão quase chegou à virada com Dentinho, que recebeu de Nery e bateu forte, aos dez minutos, para linda defesa de Harlei.
O time da casa só se reencontrou na partida aos 27 minutos, no momento em que Márcio Araújo reforçou o meio-campo com a entrada de Harisson no lugar de Fabrício Carvalho, visivelmente fora de forma. Em seu primeiro lance, Harisson dividiu com Iran e caiu na área. O árbitro, sem vacilar, marcou o pênalti.
Com muita calma, Paulo Baier ajeitou, correu, bateu…e errou. Felipe, o grande nome alvinegro, fez a defesa e comemorou como se tivesse marcado o gol do título, correndo como louco e batendo no peito repetidamente.
Depois do milagre, Nelsinho Baptista trancou o time, sacando Iran para a entrada de Bruno Octavio, e deu fôlego ao contra-ataque, trocando Dentinho por Arce. O jogo seguiu nervoso até o fim e Arce, em jogada individual, ainda acertou a trave de Harlei, mas o placar acabou mesmo no 1 a 1, para alegria da Fiel Torcida, cada vez mais confiante na fuga da Série B.