Um dos jogadores mais criticados da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, enfim, saiu do time. Para enfrentar a Colômbia pelas quartas de final, em jogo que começa às 17 horas (de Brasília), Luiz Felipe Scolari abriu mão de Daniel Alves e coloca Maicon como titular no Castelão.
A equipe entra em campo com: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. A outra novidade já estava prevista, com Paulinho substituindo o suspenso Luiz Gustavo.
A formação dá mais segurança à defesa diante de um adversário que joga pelas pontas. Daniel Alves tem falhado demais na marcação sem oferecer perigo na frente e, como Luiz Gustavo recebeu dois cartões amarelos, o Brasil não terá o seu principal perseguidor no meio-campo. Maicon tem a missão de ajudar nesta questão.
A configuração no meio-campo também tem novo posicionamento de Fernandinho, que será primeiro volante, deixando Paulinho mais solto. Esse esboço também explica a entrada de Maicon, que respeita mais do que Daniel Alves a sua responsabilidade de ficar na defesa. Do outro lado, a Colômbia também entra em campo com maior preocupação na marcação. O técnico argentino José Pekerman tirou o atacante Jackson Martínez e adiantará James Rodríguez, artilheiro do Mundial com cinco gols, e preenche o meio-campo com Ibarbo.
A partida definirá o adversário da Alemanha em partida marcada para as 17 horas (de Brasília) de terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa do Mundo.