A Federação Mato-grossense de Motociclismo confirmou para fevereiro a elaboração do calendário de provas da temporada 2010 do motocross. As disputas ocorrerão no certame estadual (motos importadas) bem como nas regionais Sorriso, Cuiabá, Vale do Araguaia, Rondonópolis, Juína, sendo válidas pelas motos nacionais. De acordo com o presidente da FMMT, Nelson Campos, na ocasião dirigentes dos motoclubes reúnem-se em assembleia geral para, entre outras coisas, esboçar o calendário esportivo da entidade. A federação estuda mudanças.
Elas podem abranger, por exemplo, as motos 450 cilindradas. “As motos 450 cilindradas não vão andar mais porque são duas ou três apenas. Elas são muito superiores às 250 cc”, expressou Nelson Campos. Segundo o dirigente, esta seria uma forma de tornar mais competitivas as corridas, igualando a potência das motos utilizadas por pilotos.
Por outro lado, a decisão final em torno dos campeonatos ficará para fevereiro. Em 2009 foram seis etapas do mato-grossense, sediadas entre Marcelândia, Sorriso, Colíder, Lucas do Rio Verde, Cláudia e Nova Maringá. Mato Grosso também foi palco de uma das etapas do campeonato brasileiro. A corrida ocorreu em Sorriso, no motódromo Vale do Teles Pires.
Campos diz que o ano pode ser avaliado de forma positiva. Ele destaca principalmente o crescimento verificado nas regionais do Estado. “As regionais fizeram bastante etapas. Só as importadas deram uma caída”, considerou o dirigente esportivo.
O nível de disputa também foi frisado pelo presidente. Na temporada 2009 sagraram-se campeões estaduais Patrick Zibetti (Nova Ubiratã) pela MX Júnior Nacional, Ciro José da Silva (Nova Ubiratã) na Força Livre, Thiago Formehl (Sorriso) na MX2 e Adam Menzel (Sinop), na MX 1. “Foi um bom campeonato pelo nível de disputa”, complementou.
A realidade deste ano contrariou 2008 quando o Motoclube de Sorriso faturou todos os títulos do estadual.