PUBLICIDADE

F1: Vettel vence no Japão e cola na briga pelo campeonato

PUBLICIDADE

O alemão Sebastian Vettel repetiu o domínio de todos os treinamentos e, sem ser ameaçado, conquistou o Grande Prêmio do Japão de ponta a ponta, neste domingo. A Red Bull do seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, e a Ferrari do espanhol Fernando Alonso completaram o pódio em Suzuka.

Restando três etapas do calendário para o fim do campeonato – Coreia do Sul, Brasil e Abu Dhabi -, Vettel conquista sua terceira vitória na temporada (levou também o GP da Europa e da Malásia), chega aos mesmos 206 pontos do vice-líder Alonso e embola a briga pelo título. Webber aproveita a dobradinha e segue na ponta, agora com 220 pontos conquistados.

O inglês Jenson Button cruzou a linha de chega na quarta posição e foi para 189 pontos, em quinto na classificação do campeonato. Já Lewis Hamilton, também da McLaren, teve problemas de câmbio no final da corrida, mas conseguiu chegar em quinto, pulando para 192 pontos.

O melhor brasileiro foi Rubens Barrichello (Williams), nono colocado, enquanto Bruno Senna (Hispania) terminou em 15º, à frente do japonês Sakon Yamamoto. Felipe Massa (Ferrari) se envolveu em um acidente na largada, e Lucas Di Grassi (Virgin) bateu o carro ainda na volta de apresentação.

A corrida – Já na largada, ficou evidente a má fase de Felipe Massa na temporada. Primeiramente, ele foi fechado pela Mercedes do alemão Nico Rosberg e foi parar na grama, à direita da pista. Na tentativa de reconduzir sua Ferrari ao traçado, o brasileiro atravessou a curva, foi tocado pelo Force India de Vitantonio Liuzzi e abandonou o carro na brita.

Além do italiano e do brasileiro da Ferrari, o russo Vitaly Petrov (Renault) e o alemão Nico Hulkenberg (Williams) não completaram nem sequer a primeira volta em Suzuka. Já o polonês Robert Kubica, que havia tomado o segundo lugar de Webber na largada, perdeu um dos pneus traseiros na volta de número quatro e também abandonou logo a corrida.

Com a série de acidentes, o safety car ficou na pista até a sexta volta. A partir daí, as posições começaram a ficar mais claras. Vettel e Webber – novamente no segundo posto – eram agora seguidos por Alonso, também beneficiado pelo abandono de Kubica. O espanhol da Ferrari, no entanto, jamais ameaçou tirar a vantagem dos dois pilotos da Red Bull na ponta.

Hamilton, que havia largado em oitavo por conta da punição de cinco posições pela troca de câmbio no terceiro treino livre, começou bem e rapidamente ficou em quarto lugar. Mas, restando pouco mais de dez voltas para o final, o inglês avisou à equipe que estava com problemas na terceira marcha e, em seguida, teve que abrir passagem para Button.

O brasileiro da Virgin, Lucas Di Grassi, não disputou a prova. Enquanto fazia uma volta de apresentação em baixa velocidade, ele estranhamente perdeu o controle do carro, que virou para o lado oposto da curva. A batida danificou seu monoposto e o tirou do GP no Japão.

Classificação final do GP do Japão:
1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1h30min27s323
2º Mark Webber (AUS/Red Bull): a 0s905
3º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 2s721
4º Jenson Button (ING/McLaren): a 13s522
5º Lewis Hamilton (ING/McLaren): a a 39s595
6º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 59s933
7º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a a 1min04s038
8º Nick Heidfeld (ALE/Sauber): a a 1min09s648
9º Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1min10s846
10º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 1min12s806
11º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 1 volta
12º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus): a 1 volta
13º Jarno Trulli (ITA/Lotus): a 2 voltas
14º Timo Glock (ALE/Virgin): a 2 voltas
15º Bruno Senna (BRA/Hispania): a 2 voltas
16º Sakon Yamamoto (JAP/Hispania): a 3 voltas
17º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 5 voltas

Não completaram:
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Robert Kubica (POL/Renault)
Nico Hulkenberg (ALE/Williams)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) – bateu na volta de apresentação

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE